A SEMENTE DA IGNORÂNCIA


     Ganhei de presente uma semente. Quem me presenteou disse que era a semente da ignorância. Disse ainda que eu deveria plantá-la com urgência. Fui logo cavando um buraco no chão de casa e coloquei a sementinha lá dentro e a enterrei. Regava todos os dias e ela não brotava. Então resolvi desenterrá-la e descobri que a semente estava do mesmo jeito.

     Como nunca havia plantado nada na vida, decidi procurar alguém que entendesse de sementes. Pensei em um jardineiro. Ao encontrar um jardineiro, pedi a ele para me ensinar a plantar semente. Ele disse que não entendia de sementes, o negócio dele era cuidar das flores, plantas adultas. Então procurei um biólogo, sujeito entendido sobre plantas. Perguntei a ele como se planta uma semente. Ele me disse que era só enterrar na terra e regar. Isto eu já havia feito e não deu certo, então perguntei se havia outro modo de plantar. O biólogo disse que não; plantar é a mesma coisa para qualquer semente.

     Se plantar é igual para qualquer semente, logo pensei que a minha era especial. Então procurei uma amigo e mostrei a ele minha semente. Ele a olhou e disse que aquilo não era semente; parecia uma pedra. Sendo assim, fui ver com alguém que entendia de pedra. Procurei um pedreiro. Este me disse que aquilo não era pedra e nem semente. O que será então?

     Sentado no banquinho do ponto de ônibus, eu observava a pedra ou semente em minhas mãos. Até que alguém curioso me pergunta sobre minha semente. Eu digo que era uma semente ou uma pedra. O curioso, parecia que entendia do assunto, me disse que não era pedra e nem semente, mas sim uma pérola. Perguntei a ele o que é uma pérola. Ele me disse que era um feitiço de bruxaria. Quando ele me disse isso, fiz um gesto de arremessar a pérola para longe. Mas ele segurou minha mão e me pediu para ele mesmo jogá-la fora. Dei a pérola a ele e me senti aliviado em me desfazer dessa coisa maligna. O curioso foi embora no primeiro ônibus que passou e nem se despediu. Agora só pensava na pessoa que fez bruxaria comigo. Mas por que fez isso?