As 93 primaveras de Mainha

As 93 primaveras de Mainha

Comida...Comida...

Minha mãe sempre diz nas horas das refeições...Sempre achei engraçado esse despertar-paladar de fome, principalmente no almoço.

Dia dezoito de março, agora, foi comemorado seu aniversário, 93 anos. (Quase um século de vida!)....

Aliás dia dezessete-domingo,começaram as comemorações...Almoço com seu prato predileto: Bacalhau à Gomes de Sá, entre outros, inclusive strogonoff de bacalhau. Fiquei com as mãos doídas de tanto descascar batatas, cebolas, tomates e afins. Minha sobrinha Denise, com suas mãos de fada, montou as travessas e todos os detalhes, para primeiro comer com os olhos... Mainha chegou na Chácara onde moro, linda e com sapatos de salto alto. Acompanhada da minha irmã mais velha, Myrian, as duas são unha e carne, não se desgrudam. Belo ver como as duas se dão bem e se amam...Acho que nunca brigaram. Aprenderam a respeitar o espaço uma da outra, já que atualmente moram juntas.

Mainha sempre foi mandona e muito autoritária, nunca bateu em nenhum de seus quatro filhos, apenas olhava...Aquele olhar era paralisante como se um grito, ecoasse no ar.

Nunca colocou homem dentro de casa...

Deixou meu pai, ainda muito jovem...(Não suportou as traições do meu pai-morto)!...Ficou com a guarda de quatro crianças e sozinha. Minha Vó, ainda viva era sua amiga-mãe e companheira. "Amada Vozinha, Lolita", estás em paz...sinto! Morreu feito passarinho, e sem conhecer sua primeira neta...Suzi Helena. Ao contrário de Mainha, quatro filhos, ( um morto, meu querido irmão Raimundo, o Ray ). 9 netos, 21 bisnetos e às vésperas do nono tetraneto...De sua bisneta preferida, Daniela.

Mulher guerreira, com vasta filosofia de vida e sempre estampando sorriso no rosto. Acho que nunca vi minha Mãe triste, ou reclamando. Pelo contrário se sente alguma coisa, esconde de nós, é ótima artista. O médico diz que para sua idade, tem saúde de ferro. Sua saúde está em sua dieta alimentar. Tudo perfeito. Desde quando, achávamos que o imperfeito, era perfeito. Principalmente o bom humor...Há pouco tempo ela andando devagar...Minha sobrinha Suzi disse: Voinha, estás precisando de uma bengala. Ela respondeu: Só se for pra enfiar no seu CÚ!...(gargalhadas na geral)!...Suas respostas são sempre assim, repletas de humor e na ponta da língua...Eu sou igualzinho a ela quando diz: Quando fizer, (algo de ruim), faça bem feito, porque só vai fazer uma vez.

Fica impaciente, quando quer voltar para seu canto...E ficar horas fazendo palavras cruzadas. É fera no português e não se intimida em perguntar quando desconhece alguma palavra.

Quando resolveu ir embora, depois de despedir de todos os convidados e não esquecer de levar nenhum presente, foi para sua casa com minha irmã num jipão, de um amigo que veio do Rio de Janeiro, para o niver.

O carro grande e alto e Mainha fez questão de ir no banco traseiro...

Pra subir na parte mais alta do jipe. No meio do caminho-subida, Mainha deu uma empacada...Minha sobrinha, Denise, meio e mais que fortinha, (encheu os pulmões)!... Pegou minha mãe pela bunda e a colocou no banco do carro....Eu, paralisado, com receio de quebrar (a bisa-mãe), ao meio, só escutava os gritos da minha mana: Cuidado com a cabeça, cuidado com a cabeça...Algum tempo depois, telefonei para saber se precisou do corpo de bombeiros, para retirá-la do carro, ela me respondeu: Só se for para apagar meu fogo....

As comemorações, continuaram na segunda-feira, no play do prédio onde mora...Mainha estava radiante e bela, lembrava a Queen Elizabeth, quando já lembrou e foi confundida com a atriz, Susan Hayword, em um aeroporto.

Comida...Comida...

Finalmente fiquei sabendo que essa lembrança vinha da infância, quando meus avós, levavam para casa em Salvador-BA, uma criança, de um orfanato, (para passar final de semana)!...Quando a menina, viu a mesa posta, repleta de guloseimas, gritou: Comida...Comida...

Feliz aniversário, querida Mainha, te amo e desejo do fundo da minha essência, que estejas entre nós por muitos e muitos anos, e por toda eternidade...

AMÉM!...

Tony. (Como a Senhora me chama)!...

Tony Bahi@.

Tony Bahia
Enviado por Tony Bahia em 23/03/2013
Reeditado em 23/03/2013
Código do texto: T4203235
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.