O BRASILEIRO QUE GANHOU O NOBEL E NÃO FOI RECEBER.

O BRASILEIRO QUE GANHOU O NOBEL E NÃO FOI RECEBER.

Josué morava no subúrbio de BH. Estudou o ensino médio incompleto, era separado, aposentado por invalidez e morava sozinho.

Da sua janela via o sofrimento de sua gente. Famílias inteiras destruídas pelas drogas. Eram assassinatos, meninas se prostituindo, homens que outrora foram pastores se embriagando e dançando nos bares de uma porta só.

Josué não saia de seu apartamento havia anos, pois tinha medo das ruas e sua janela e sua lenta internet eram os únicos contatos que tinha com o resto do mundo.

Todo o sofrimento do povo daquela comunidade ele despejava sobre as teclas do seu computador para um site de literatura.

Para ele seus textos não passavam da operadora; pensava.

Mas mero engano seus textos corriam o mundo iam bem alem do que pensava. Às vezes recebia vários comentários em inglês e muita das vezes retornava dizendo não saber ler em tal idioma.

Um dia Josué recebeu um imail em espanhol ( sabia ler algumas palavras) lhe convidando para uma reunião em Genebra pois ganhará um premio.

Josué, como bom mineiro desconfiado não foi, pois pensou ser uma reunião do povo da comunidade na Rua Suíça esquina com Genebra e ali seu pai fora morto por engano pelas mãos de um traficante. Melhor seria ficar atrás da cortina olhando o sofrimento dos vozinhos e desabafar sem ser incomodado na internet e depois ir dormir. Premio na rua genebra isso só podia ser armação de um dos chefes do trafico que tinha apelido de espanhol; pensou. E foi comer seu macarrão instantâneo.