O XARÁ

O técnico de computador apresenta-se na casa onde foi chamado para um serviço

- Bom dia! Meu nome é Môzar...

No momento seguinte um enorme cachorro aparece correndo e pula-lhe no ombro.

O rapaz assusta-se e a moça agarra o cachorro rindo:

- Não tenha medo. Ele é manso. Acontece que ele também se chama Môzar e, quando ouviu seu nome pensou que você o estivesse chamando.

- Ah!

- Interessante! Nunca conheci ninguém com esse nome. Pensei que o meu Môzar não tivesse um xará.

- Era o nome de meu avô. Meu pai quis homenageá-lo. Também não conheço outro Môzar.

Sorri amarelo.

- Isto é, agora conheci...

A moça dá uma gargalhada.

- Meu nome é Julieta.

O cachorro corre a volta dos dois, excitado por ouvir tantas vezes o seu nome.

- Vamos entrar! Por aqui, Mozar!

- Por aí não, pela cozinha, Môzar

O rapaz detem-se, olhando para ela, sem entender bem.

- Oh! Eu estava falando com o cachorro, você entra por aqui.

Môzar acompanha a moça e o cachorro vem logo atrás.

Chegam no escritório e o rapaz senta-se diante do computador.

- Aí não Môzar!

Levanta-se e olha para ela meio aturdido.

- Oh! Eu falei com o cachorro que estava querendo subir no sofá. Você pode sentar-se ao computador, é claro!

Você quer uma almofada, Môzar?

O moço não responde. Ela devia estar falando com o cachorro.

- Heim, Môzar? Essa cadeira é um pouco baixa.

- Oh sim, aceito!

- Aqui está, Môzar!

Mas, antes que ele sentasse o Môzar (cachorro) adiantou-se, subiu na cadeira e ficou olhando marotamente para ele.

- Môzar! Desça já daí!

- Desculpe, mas o Môzar não sabe que mais alguém pode ter o nome dele, cada vez que falo com você ele pensa que é com ele.

O Môzar (gente) pensa:

Eu, também, nunca sei se ela está falando comigo ou com o cachorro. . .

-Môzar! Você quer tomar um leitinho?

- Não, obrigado, não tomo leite.

-Oh! Eu falava com o cachorro. Você aceita um café? Um suco? Uma água?

- Não, obrigado (o que ele queria era acabar de uma vez com aquilo).

Enquanto Môzar trabalhava, Julieta brincava com o cachorro.

O rapaz assustava-se cada vez que ouvia o seu nome (será comigo ou com o cachorro?).

- Môzar! Você está estragando o tapete!

- Aturdido o moço olha para os próprios pés, para o tapete e para ela.

Ela ri:

- Eu falava com o cachorro. Ele estava mordendo o tapete.

- Ah!

Eu vou sentar mais perto para ver o que você está fazendo, Môzar.

Mas, quando puxa a cadeira, quem sobe é o cachorro e põe as patas sobre o teclado.

- Sai daí Môzar! Você não entende nada de computadores.

Môzar (o técnico) sente-se desconfortável.

Julieta quer fazer perguntas, mas não consegue porque o cachorro está sempre entre eles.

Ela ri, divertida:

- O Môzar é muito ciumento.

- Môzar! Eu sei que você está querendo fazer xixi. Vá lá fora, vamos!

O moço percebeu logo que era com o cachorro, mas não pôde evitar um leve constrangimento que ela percebeu e quis ser gentil:

-O banheiro é logo ali, Môzar!

-Sei, obrigado! (droga de computador que não pára de dar defeito!).

Mas, como tudo na vida tem fim, Môzar conseguiu terminar o serviço e ir embora.

Ufa!

Julieta acompanhou-o até o portão. (Ela e seu indesejável canino)

Despediu-se rapidamente, entrou no carro e já ia saindo quando ouviu que ela chamava:

- MÔZAR!

Abriu o vidro e atendeu-a

- Oi!

Oh, nãi é com você. O Môzar escapou!

Não agüentava mais! Acelerou o carro, mas teve de brecar de repente, pois o Môzar atravessou a sua frente, seguido da dona, é claro.

Que droga! Atropelar este cão até que era pouco, mas matar a sua dona, também, já era demais!

E foi embora resmungando:

Não sei por que essa mania de homenagear antepassados colocando nomes esdrúxulos. Meu avô não podia chamar-se Zé Antônio?

Mas, também, NUNCA MAIS hei de ver essa Julieta e seu nojento cachorro!

***

O marido de Julieta entra no escritório e pergunta:

- De quem são estes óculos?

- Oh!São do Môzar.

- Do Môzar?!

- Sim, do técnico que veio consertar o computador. Ele chama-se Môzar. Deve ter esquecido. Vou ligar para ele vir buscar.

***

Conheça os meus contos acessando o meu blog

"http://www.cuidadoestaoteespiando.blogger.com.br"

Maith
Enviado por Maith em 23/03/2007
Reeditado em 24/09/2007
Código do texto: T423396