Vidas sem rumo

     Nossa história se passa na Favela da Rocinha (RJ), nossos atores principais são Francisco (Tico) e Sebastião (Tião), ambos são adolescentes, Tico tem treze anos e Tião quinze anos. Tico tem mais quatro irmãos menores, sua mãe D. Maria ficou viúva e arcou com todas as despesas da casa sozinha lavando roupa pra fora para dar conta de sustentar a família, ela faz isso todos os dias bem cedo. A casa fica por conta de Dorinha uma garota de apenas dez anos.
     Tião lembra com saudades do pai que um dia viajou em busca de uma vida melhor e nunca mais voltou. Ele tem cinco irmãos que ajuda a cuidar, para não atarefar mais sua mãe, D. Antonia, que trabalha de diarista.
     O tempo vai passando e as dificuldades são muitas e incontáveis. São inenarráveis os tropeços e empecilhos do dia-a-dia, a luta pela sobrevivência, por um prato de comida, por um lugar ao sol.
     Tico e Tião faziam pequenos serviços para levar algum dinheiro para a casa no fim da tarde e todos os dias eles eram assediados para entrar no mundo
das drogas. Certo dia Tião chega em casa e encontra sua mãe chorando
muito, logo ficou sabendo que ela estava doente e precisou vir mais cedo do trabalho.
     No dia seguinte ela iria ao médico, Tião procurou conforta- lá. No outro dia ele teve a péssima notícia que sua mãe estava com câncer e não poderia mais trabalhar, então caberia a ele sustentar a família. Acuado por aquela situação e sem ninguém para aconselhá-lo, entrou para um caminho que não tem volta, o das drogas, do crime, e levou com ele Tico que era seu melhor amigo, em pouco tempo se entrosaram, e já era um deles.
     Então as coisas mudaram, começaram a ganhar bastante dinheiro, eles andavam com gente barra pesada. Logo a mãe de Tião veio a falecer, com essa notícia ele passou a ser completamente do mundo do crime. Não demorou muito pra ele já virar chefe de gangue e Tico era seu braço direito, estavam sempre juntos desacatando as leis e os homens de bem.
     O tempo foi passando logo Tico também ficou sem sua mãe que morreu mais de desgosto, por ver o filho em mau caminho. Na favela eles eram temidos por todos, as drogas e a prostituição rolavam à solta, sem freios.
     Tião e Tico se tornaram inseparáveis. O tempo passava, eles mandavam, davam as ordens na favela e todos eram obrigados a obedecer, os crimes eram constantes até que em uma batida policial na favela Tião revidou, atirando contra os polícias, mas foi morto.
     Dias depois em um confronto com a polícia, Tico foi preso e condenado por muitos e muitos anos, e assim, terminou sua vida na prisão.


-    Está é uma história, triste e comum nas favelas, de dois adolescentes que conheceram a vida do crime, da marginalidade, da miséria, da fome e da ignorância.                     Morreram sem ter oportunidade de conhecer o lado bom da vida.
     Infelizmente, essa é a nossa triste realidade do dia-a-dia. Quantos milhares de adolescentes hoje são personagens da nossa triste história.
“E são essas as que chamamos de Vidas sem rumo”.