SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO!

SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO! OBRA DE FICÇÃO. NÃO EXISTE DE FATO. QUALQUER SEMELHANÇA COM FATOS REAIS É MERA COINCIDÊNCIA.

"Eu estou precisando de REPOUSO, mas é repouso mesmo - Disse a pessoa doente -

Primeiro o médico me consulta, passa um monte de remédio intravenoso e intramuscular que só resolve ali na hora (graças a Deus que passa pelo menos na hora) e ainda passa uma série de exames URGENTES para a eu fazer, pra mostrar sabe Deus a quem, porque o médico é só plantonista e só dá três dias de atestado."

Depois, quando passam os tres dias de atestado, a pessoa, ainda com febre e dores no corpo e cheia de catarro preso, com cansaço, falta de ar, se entope com dipirona que já não faz mais efeito de tanto que já tomou, pede a Deus a cura, porque só teve tres dias de atestado... Febre sobre febre, dor sobre dor...

Aí, vai a outro médico pra fazer manutenção por conta de um acidente de transito que já sofreu, com uma consulta marcada dois meses antes e esse médico olha para a pessoa que tosse na frente dele e (pode achar nojento, não ligo) enche sem querer a mão de catarro que estava preso. Aí esse médico se interessa, pois antes de ser especialista todo médico é clinico geral, e pergunta o que a pessoa está sentindo. Aí a pessoa diz. O médico pergunta quantos dias de atestado o medico que atendeu passou para a pessoa repousar e a pessoa diz "três". O médico se espanta e solidarizado, passa mais sete dias para ela REPOUSAR (sendo que caiu no final de semana) e uns antibióticos de emergência até que a pessoa melhore e, recuperada, ou não, procure um tratamento com um especialista ou coisa parecida e ainda passa mais um exame só para que a pessoa vá ao tratamento adequado com o profissional da área. Ou seja, a intenção do segundo médico era facilitar as coisas, e não querer tomar lugar de ninguém, nem fazer algo fora de sua competência. Apenas ajudar o paciente.

Acontece que, passado o final de semana, a pessoa volta ao hospital para marcar os exames URGENTES prescritos pelo primeiro médico, debaixo de sol quente; e a urgência do exame fica pra 11 de junho. Imagine se não fosse urgente. Já o outro exame, só faz em último caso e a pessoa tem que passar por uma nova consulta para ver se realmente vai ser preciso. Só que a pessoa que está doente, etc, etc... Tem que esperar as urgências, as emergências e os idosos. Só um detalhe, urgência e emergência inclui as ambulâncias que ficam chegando com gente quebrada, esfaquiada, acidentada, etc, etc, e etc. Tudo isso para apenas um médico...

A pessoa vê que não tem condições de esperar pela bendita da nova consulta e resolve voltar noutro dia, pacientemente, num horário menos frequentado e se depara com o mesmo quadro do dia anterior.

Daí que a pessoa reclama com o setor competente que orienta à pessoa que vá no seu posto de PSF. Aí, etc, etc, e etc.

AGORA ME DIZ AÍ: ISSO É REPOUSO? NÃO, ISSO É ESTRESS. QUAL É O DOENTE QUE ESTANDO ESTRESSADO FICA BOM?

QUERO SÓ RECORDAR AQUI UMA HISTÓRIA DOLOROSA PORQUE ESTOU INDIGNADA: POR CAUSA DE DESCASOS ASSIM, MUITA GENTE JÁ MORREU OU ESCAPOU POR UM TRIS, SÓ PELA MISERICÓRDIA DE DEUS MESMO! OU DEUS LEVA OU DEUS CURA.

"DROGA, JÁ NÃO CONSIGO MAIS NEM DORMIR - Diz o moribundo - PELO PRÓPRIO DESCONFORTO QUE A DOENÇA TRAZ E POR PENSAR QUE AMANHÃ É MAIS UM DIA DE ROMARIA DEBAIXO DE SOL QUENTE, ISSO SE NÃO CHOVER."

Moral da história: SÓ JE-SUS PRA QUEM TEM SUS!

Solange Guimarães

Aracati, 07/05/2013

Solange Guimarães
Enviado por Solange Guimarães em 08/05/2013
Reeditado em 29/10/2013
Código do texto: T4280810
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.