Minha Infância e Mocidade.

Caem as barreiras do tempo e eu volto ao passado: minha infância e mocidade.

As lembranças da minha infância e mocidade estão gravadas em minha memória, tão vívidas como se fossem no dia de hoje. Começo a imaginar como vivi esse tempo sem cicatrizes.

Apesar de calma e calada, eu era ativa, gostava de brincar e fazer as coisas.

Hoje ao olhar para o passado, eu percebo que sempre foi minha mãe que nos conduziu em boa disciplina; se preocupou com nosso crescimento espiritual, levando-nos para Igreja.

Cresci como qualquer outra criança, buscando maneiras de desfrutar a vida: andar de bicicleta, brincar num balanço, subir nas árvores, jogar bola na rua, brincar de esconde-esconde, jogar as cinco pedrinhas, correr, pular, dançar. Ainda: brincar de roda, e de “panelada”,(semelhante a piquenique) a afora as casinhas de boneca.

Eu era ativa e plenamente criativa. Essas lembranças se apresentam em minha mente como um vestígio de uma vida já passada, um símbolo de um mundo de inocência que já se perdera.

Quando cresci, minha paixão pela vida foi reprimida. Não sei o porquê. Logo cedo foram surgindo barreiras, timidez que limitavam minhas habilidades e eu já não abraçava a vida com o mesmo ardor.Vivi num mundo muito pequeno, sem chance para um estudo melhor.O medo de desobedecer as regras dos meus pais contribuiu para um isolamento, e ser um pouco calada.

Desde muito criança, desfrutei de uma boa vida espiritual. Ia a Igreja todos os dias; não perdia terço nem missa. Isso me fazia sentir protegida e muito feliz.

Era inteligente, segundo amigos, e tinha uma habilidade incrível para trabalhos manuais. Aprendi bordar, costurar, tricô e crochê. Também lia muito e escrevia.

Com entusiasmo juvenil, participei das festinhas na escola, recitando, e fazendo peça de teatro. Representei o “lobo mau”, fiz o “Saci Pererê” a “Lua”. É o que lembro agora. As poesias ainda tenho algumas decoradas.

Na adolescência comecei me desprezando e tentava buscar uma forma de me esconder.

Na minha mocidade lidei com cinco filhos. Não fui particularmente boa em lidar com seus problemas, na verdade sentia-me incapaz neste papel como mãe.

Precisamos aprender que os filhos não nos pedem para resolver os problemas deles. O que eles querem é compreensão, ajuda e segurança de que tem alguém ao seu lado. Eles não exigem que sejamos peritos, mas que estejamos dispostos a ajudar, a entender. Isso eu aprendi com o meu quarto filho, César, que teve a coragem de me enfrentar e dizer o que sentia. Os filhos não querem saber se você é competente, se é uma mãe perfeita, mas se você está disponível.

Cada adolescente é diferente; também nenhum traz um manual consigo.

Hoje lembro os melhores momentos, o tempo com a família ao redor da mesa, nossas conversas, as histórias e estórias que papai contava; recordo todos os seus atos simples e de bondade. Tudo isso fazia parte da vida digna de ser vivida.

Essas lembranças retomam como ondas que vão e voltam nas areias da praia. Alguns detalhes poderão não está muito precisos, mas estão narrados da maneira que posso lembrá-los.

Os anos da infância foram os mais felizes.

Saudades!

Ilma Albuquerque
Enviado por Ilma Albuquerque em 02/06/2013
Reeditado em 02/06/2013
Código do texto: T4321278
Classificação de conteúdo: seguro