O MESTRE

 

 

Uma vez tomada a decisão de não dar ouvidos mesmo aos melhores contra-argumentos: sinal do caráter forte. Também uma ocasional vontade de se ser estúpido.

Friedrich Nietzsche

 

 

       Nem tudo tem um principio, meio e fim, porém algumas pessoas são obcecadas por essa cronologia nos livros, nos filmes, na vida . E aqui estamos nós três, prestes a testemunhar esses três tempos a um só momento: a ser o fim Dr. Sandoval, o inicio do Acadêmico Mario e eu estou no meio(Alex), caminhando para a sala de cirurgia, centenas de pessoas podem estar pensando ao ler essas palavras que sou um homem sentimental, sigo o meu mestre, celebre cirurgião acompanha o velho médico para a sua última cirurgia antes da aposentadoria.

Estão enganados, não ligo para isso, nem mesmo gostaria de estar aqui, fui convocado pelo diretor do hospital para participar deste ritual ridículo, cumpro o meu papel e depois volto para a minha família.

Por que fui convocado?

Por algum motivo o professor gosta de mim, Dr. Sandoval sempre gostou de mim, deve ser o meu jeito desligado e fanfarão, minhas brincadeiras, ou porque,apesar de não ser famoso, nem rico, nem bonito, me casei com uma mulher bonita, jovial, ou até por uma vida familiar feliz, por ter duas filhas, comparecer aos natais, aniversários, festas juninas.

Dr. Sandoval é famoso, mas nunca teve coisas assim, a filha morreu de overdose o ano passado e a mulher, de quem é divorciado a quinze anos, mora em Portugal.

Não pense que Dr. Sandoval é um cirurgião qualquer: ele descobriu uma técnica cirúrgica que facilita o transito intestinal de pacientes Bariátricos, dedicou a sua vida inteira a facilitar gordinhos preguiçosos a emagrecer.

Não, não discordo do Dr. Sandoval, do seu modo de vida, se você pensa assim, está enganado.

Ele fez as suas escolhas, a velhice é dura de qualquer jeito, nem sempre é bom ter família e fazer tudo direitinho(como eu penso que estou fazendo) nem sempre dá certo, pode acabar em merda de qualquer jeito(quem sabe?). O modo de vida dele é aceitável.

O problema é que depois de um tempo o corpo vira um prisão, a fama não vale nada, tudo que você quer é juventude e tempo livre, acho que Dr. Sandoval pensa assim quando me vê, sente um pouco de inveja quando recuso trabalhos que me tornariam rico, posição que me trariam gloria, para ter tempo livre para andar na praça com minhas filhas e minha mulher.

Nunca trabalhei em um domingo. Pensa que é mentira?

Sandoval, na minha época de acadêmico andava pelos corredores do hospital sem ter o que fazer aos domingos, procurando alguma cirurgia, alguma urgência perdida, alguma coisa para preencher a sua existência, tinha que ser grave, tinha que ser difícil.

A filha dele foi uma vez no hospital, quando Dr. Sandoval chegou a chefe de serviço, todo poderoso Cirurgião Chefe, seus olhos encheram de lagrimas(unica vez, quando a gloria total chegou), foi um catarse, todos se emocionaram, porém depois ele continuou, cada vez mais estudando, grandes cirurgias, jalecos limpos, doentes salvos, havia muita coisa a fazer.

Quando a filha dele morreu ele falou no corredor tocando o meu ombro.

-Foi culpa minha – porém não derramou lagrimas.

Depois da cirurgia descemos até a cantina, tomamos coca cola e comemos pastel de queijo, Mario fica calado9nunca vi talento igual, nem dorme), pensativo a próxima vitima de uma vida sem regras, idolatra Dr. Sandoval, o homem o qual eu desafiara e mantinha as minhas próprias regras de bem viver, de quem nunca seria um sucessor.

-Vou assumir a gerencia administrativa do hospital – disse Dr Sandoval.

-Que bom, o senhor merece Dr. Sandoval, ninguém fez mais por esse hospital – disse tomando mais um gole de coca cola.

-Tenho que parar com a cirurgia, nem minhas mãos e nem meu cérebro funcionam com a mesma agilidade – disse com um tom de amargura – então me deram o premio de compensação : a burocracia.

-Sei que é difícil – disse baixando os olhos.

-Tenho que demitir você Alex – disse o Dr. Sandoval, senti uma pressão na perna e um aperto no coração, toda minha vida estava enterrada naquele hospital, o que eu faria, porque isso agora? Ele continuou com a voz serena – Você não é dedicado, quer viver para a sua família, tudo bem, faça clinica, cirurgia é para homens fortes e dedicados a medicina, como Mario, ele será um dos bons, mas você, sempre displicente, atrasado, negando-se a evoluir para cargos mais importante, quer ter tempo para a sua família, agora terá tempo suficiente.

Fiquei parado, não sabia que palavras dizer, Dr. Sandoval se levantou, tinha um sorriso minimo nos lábios, talvez de desprezo, de amargura.

-Você deveria largar a cirurgia Alex, não serve para isso.

Fiquei parado com o copo na mão sem saber o que fazer.

 

fim

JJ DE SOUZA
Enviado por JJ DE SOUZA em 26/06/2013
Reeditado em 23/07/2013
Código do texto: T4359371
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.