Ignorância e Pirraça

Vera espera o marido chegar a casa após o trabalho para conversar com ele. Quando as crianças foram dormir, diz a ele que estava achando que tinha um nódulo na mama esquerda. Ele muito preocupado diz a ela,

-Melhor você ir procurar um médico com urgência para fazer exames ver direito o que é.

-Quero que vá comigo.

Ele explica a ela que não poderia ir por não poder faltar ao trabalho porque na empresa eles estavam demitindo por qualquer motivo. Vera não acredita no marido, pensa que ele estava fazendo isso por pirraça. Para pirraçá-lo, não vai ao médico. Marido sempre cobrando, ela sempre dizendo que depois iria. Só que, com o passar do tempo, o nódulo aumentou, mesmo assim não procurou o médico.

A irmã de Vera que morava em outra cidade, veio visitá-la o marido aproveitou um momento quando ela não estava presente, contou para a cunhada o que estava acontecendo. Explicou que já havia feito de tudo para que ela fosse ao médico, mas ela não ia mesmo. Falou dos motivos dele não ir com a esposa. Que não podia perder o emprego, pois a família dependia do salário que ganhava no final do mês. A empresa que trabalhava era muito boa, eles tinham até plano de saúde. Ela estava fazendo aquilo por ignorância e pirraça. A irmã entendeu tudo, ficou aflita ao ver a grande preocupação nos olhos do cunhado.

Quando Vera chegou, ela a chamou já dizendo,

-Amanhã você irá ao médico, irei com você. O Paulo já me contou o que esta acontecendo, me disse que você já anda sentido dor no braço, isso não está certo.

-Não vou!

-Vai sim! Deixa de ignorância, já não é mais criança.

-Já disse que não vou!

-Estou dizendo que irá sim!

-Obrigação é do Paulo de ir comigo. Não vai porque fica mentido, esta mais é preocupado com o trabalho dele e com o bando de mulheres que trabalha lá.

-Já pensou que ele está dizendo a verdade! Que a empresa que trabalha está demitindo mesmo? Se matar serviço poderá perder o emprego e vocês irão passar dificuldades? Até plano de saúde vocês tem poderá perder com a demissão? Reflita, amanhã vamos ao médico, porque já telefone lá em casa, dizendo que só volto depois do resultado dos seus exames.

Verá ficou calada. Mas, no outro dia estava pronta para ir ao médico, quando entraram no consultório médico, ela explicou o médico de estar ali, o ele fez o exame de toque, ficou impressionado com o tamanho do nódulo. Chamou a enfermeira, mandou fazer uma mamografia imediatamente. Quando foram fazer o exame, a mama de Vera abriu os quatro quadrantes com uma flor. Foi um corre, corre só dentro do hospital o médico chama a irmã de Vera, explicada o que esta acontecendo, pergunta.

-Como a mama dela chegou a este estado? Porque ela não veio antes? Ela mora em algum lugar que não tem nenhum tipo de informação?

A irmã explica que ela não foi para pirraçar o marido. Ele foi bem claro com a irmã dela.

-Vamos ter que operar sua irmã hoje mesmo, aliás, o centro cirúrgico já está sendo preparado. A mama dela abriu como um botão de flor. É câncer, já está espalhado por todo o corpo. Vamos operar não podemos deixar a mama do jeito que está, além de aberta, esta com muito mau cheiro. Ela tem no máximo trinta dias de vida.

A irmã cai em um pranto profundo. Trinta dias após a consulta o corpo de Vera estava sendo velado. Morreu por pura ignorância e pirraça. Deixou o marido com três filhos pequenos para ser criados.

Lucimar Alves

Lucimar Alves
Enviado por Lucimar Alves em 04/07/2013
Código do texto: T4372200
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.