A Lição da Colmeia

Um velho sábio chinês que vivia num templo budista com alguns discípulos resolveu dividir as tarefas domésticas do local entre todos os seus habitantes. A medida agradou a alguns e desagradou, profundamente, a outros, isso porque eram poucos os que faziam os trabalhos domésticos do templo.

Um discípulo do grupo dos insatisfeitos, inconformado com a tarefa que recebera, decidiu questionar com o mestre a labuta que lhe coubera, pois achava que aquele serviço era indigno da sua pessoa. Ele, filho de um rico comerciante não nascera para executar atividades que não fossem consideradas nobres.

O sábio, com toda paciência que somente eles a têm, ouviu pacientemente as reclamações e afirmações do jovem rapaz e sem lhe dar nenhuma resposta sobre o discorrido pediu que observasse atentamente uma colmeia que as abelhas haviam construído no jardim e que depois de cumprida a missão retornasse até ele para continuar aquela conversa.

O discípulo furioso, mas ao mesmo tempo curioso com o pedido do mestre se dirigiu ao jardim para cumprir a tarefa, iria observar a tal colmeia para satisfazer a vontade do professor, apesar de achar inútil e perda de tempo olhar o que fazem alguns insetos insignificantes.

Horas depois o jovem retornou ao mestre e pediu-lhe humildemente que o desculpasse por ter agido de forma tão prepotente e preconceituosa, afinal, todo e qualquer trabalho é digno desde que se execute com amor e dedicação e que o mesmo colabore para facilitar a vida das pessoas. O rapaz prometeu realizar a sua tarefa da melhor maneira possível e que esforço e empenho não iriam faltar da sua parte.

Ao ler esse texto, você leitor pode estar se perguntando, talvez, qual o segredo da colmeia que fez o jovem discípulo mudar de opinião tão depressa. Qual seria então A LIÇÃO DA COLMÉIA? Que fez o rapaz aprender tão rápido que não é a atividade que executa uma pessoa que faz dela um indivíduo melhor ou pior do que o outro, nem tampouco cargos/função que se ocupa em determinado tempo/espaço. A verdadeira lição que a colmeia nos ensina é que a divisão e hierarquia do trabalho existem apenas para que o mesmo seja realizado, mas o resultado é uma conquista de TODOS. Que status e posição social auferidos através do trabalho é mera ilusão dos tolos.

Maria Gilda da Silva

Maria Gildha da Silva
Enviado por Maria Gildha da Silva em 11/07/2013
Código do texto: T4381737
Classificação de conteúdo: seguro