A Solidão E A Conquista De Um Poeta...

A partir do ano de 2002, passei a participar de vários saraus, Festivais Literários e eventos ligados à Cultura do nosso País .

Mas confesso que cada dia que se passa eu me espanto com o atraso cultural que ainda existe na mente de muitos .

Estamos hoje ,no Século XXI e muita coisa não mudou .

O poeta, o cantor, o escritor e muitos outros, ainda se sentem sufocado.

A minha participação no Festival Literário que aconteceu em Conservatória - RJ, me fez voltar para a minha casa, trazendo um nó em minha garganta !

No interior de uma igreja, vinte poetas estavam atentos às suas classificações!

Um poeta, se sentou ao meu lado e começou a me contar a sua história com a poesia.

E ele me disse que escrevia de brincadeira , e que dentro da sua casa, ninguém via a sua escrita como sendo boa .

E ele passou a acreditar que tudo que escrevia, era uma porcaria .

Que não tinha nenhuma valia.

Até o dia que um amigo o convenceu de que as poesias dele eram lindas.

Resolveu então, se inscrever no Concurso, "Coruja Literária ", em Conservatória.

E ele ficou dentre os dez finalistas para a categoria B.

(Categoria B , para quem nunca teve uma obra editada ).

A apresentação dele foi antes da minha, que logo a seguir, fui convidada para a interpretação do meu texto, que concorri na categoria A.

Mas aquele senhor que se encontrava sentado ao meu lado, voltou chorando tanto, que pensei não conseguir dizer a minha poesia.

Não sei como encontrei forças para chegar diante de uma grande plateia e dizer o meu texto.

Ao término das apresentações e premiações, era concorrente abraçando concorrente !

Uma família que ali estava na mais completa solidão!

Na hora da minha apresentação, eu como sempre, corri o olho para a plateia . Na esperança de ver mais membros da minha família me assistindo.

Mas percebi o vazio, como em todos os locais que passei com a minha poesia.

Eu me sinto uma daquelas poetas, que viveram aqui, há dois séculos atrás !

Da mesma forma que sinto a grande dificuldade de aceitação pelos que optam, ou tem como missão, viver da arte!

Volto um pouquinho naquele Senhor poeta !

Este, deu um show de interpretação no interior daquela igreja.

Mas na véspera, eu o vi interpretando seus textos, pelos bares , ruas e restaurantes,de Conservatória !

Parecia ser um menino, que queria mostrar a sua poesia para todos !

Conquistar uma plateia... talvez...

E assim, o poeta do Século XXI, vai vivendo a sua solidão e conquistas.

Mas fiquei feliz ao ver que a cidade de Mesquita, preparou uma linda festa para receber os heróis que chegaram com seus troféus , Diplomas e medalhas em suas mãos!

E que Deus proteja a Arte do Século XXI !

Assim seja !

Amém !

Maria Lamanna

Rio Preto - MG

Maria Lamanna
Enviado por Maria Lamanna em 07/11/2013
Reeditado em 02/10/2015
Código do texto: T4560852
Classificação de conteúdo: seguro