Sarau. " Poesia Pra Que Te Quero ? "

Hoje, eu me cansei ! Me cansei e muito me entristeci !

Estou postando este texto , como um desabafo .

Estou com o meu sarau marcado e divulgado na internet, para a data de 30 / 11 / 2013.

Até o final do ano 2012, era eu quem pagava a condução que trazia as crianças da Zona Rural, para os saraus que promovo na cidade de Rio Preto.

Trabalhei vinte e oito anos, com meu salão de beleza, e sempre procurei ficar neutra, na política da nossa cidade !

Eu sempre soube, que se eu me manifestasse politicamente dentro da nossa cidade, eu perderia muitos clientes.

E assim, eu fui levando durante muitos anos, o meu trabalho.

Sempre atendendo a todos, com muita igualdade.

Sabendo que a cada quatro anos, temos que aceitar e respeitar a autoridade maior de um novo governante !

E assim, eu sempre agi.

Sem participar de comícios, sem declarar voto, sem manipular ninguém, para a escolha de um novo governante !

Como resolvi fazer o meu trabalho, como voluntário, eu nunca tive vínculo, com nenhuma administração .

Mas sempre tentei pedir a ajuda de todos...

Este ano, eu consegui o apoio da Secretaria de Educação, para o transporte das crianças.

No sarau passado, eu prometi para a nossa secretária de Educação , que eu iria comunicar com a presidente do Portal do Poeta Brasileiro, que eu estava recebendo o apoio da referida secretaria, e que eu iria pedir, para que constasse no convite, o apoio recebido.

E assim foi feito.

Mas infelizmente, eu comecei a perceber que estava acontecendo algo de errado.

Dificuldade para o trabalho dos motoristas da Combe Escolar , para os dias de Sábado.

E hoje, eu fiquei sabendo, que não tinha um motorista, para buscar as crianças.

Mas Deus escreve certo, por linhas tortas.

Hoje eu passei parte do dia, dentro de cada sala de aula do Colégio, que fica perto da minha casa.

Fui falando sobre o sarau, e sobre a poesia, sala por sala.

Tive surpresas maravilhosas.

Cada sala, era um sentido...

Eu falava do sarau, e convidava as crianças que moram na cidade.

Mas ao mesmo tempo, eu dizia para as minhas crianças da Zona Rural, que elas não viriam !

Meus olhos doeram, ao sentir a tristeza no olhar de cada criança.

Foi duro dizer isso para elas.

Em determinado momento, eu entrei em uma sala, muito cheia de crianças.

E me pareceu que seria muito difícil falar com elas.

Ali, não tinha nenhuma criança do povoado.

Não eram tão crianças... Eram jovens !

Já estava no final de uma aula.

As crianças já estavam em estado de euforia.

A professora, me apresentou a turma, e me falou um pouco sobre elas.

Depois, ela se despediu, e me deixou com as crianças.

Elas fecharam a porta, e me disseram que logo a seguir, elas teriam aula de canto.

Pedi que se sentassem, pois eu queria falar um pouquinho, sobre o sarau.

Durante o tempo que estava falando, uma mocinha, me pediu para cantar, pois havia me visto cantando na Exposição de Rio Preto.

Continuei falando de poesia.

Declamei a minha poesia, "Etnia ", para elas.

E logo a seguir, a coloquei em ritmo de samba, e cantei.

Terminei de cantar, e tentei me despedir...

Mas novamente, elas me cercaram na porta.

Me pediram para cantar mais.

Depois, se empolgaram, e formaram um grupinho, para mostrar que também sabiam cantar .

Fiquei encantada !

Lindas vozes.

Os parabenizei !

Um dos cantores estava se lembrando de mim .

Perguntei-lhe o que o levou a se lembrar de mim...

E ele me disse, que um dia eu o ajudei...

Perguntei-lhe a forma, como lhe ajudei.

E ele me disse ter ido em uma das festas, no povoado de São Pedro do Taguá, e que um amigo havia comprado uma bebida, e que estava ´passando mal.

E que eu, corri na minha casa, e busquei um café para o amigo dele.

Nos abraçamos... Pedi que os colegas aplaudissem a atitude daquele jovem, que um dia se preocupou em ajudar um amigo .

E ali, eu encontrei um grupo de cantores, que se comprometeu, a cantar no sarau de sábado.

Mas mesmo assim, eu voltei triste para dentro da minha casa.

Inconformada , em promover o último sarau do ano, sem as minhas crianças...

Liguei para o povoado e disse :

Prepare a turma ! Pois darei um jeito de buscar vocês !

O transtorno do dia, não parou por ai !

Mas narrarei em outro conto !

E fica aqui o meu convite, para todos que queiram participar do sarau.

Maria Lamanna

Rio Preto - MG.

Maria Lamanna
Enviado por Maria Lamanna em 29/11/2013
Reeditado em 29/11/2013
Código do texto: T4591369
Classificação de conteúdo: seguro