Balanço Geral 2013

Resolvi deixar aqui, um balanço geral, do meu Ano 2013.

Como prefácio, terei que voltar a falar do meu trabalho voluntário, que faço com as crianças da Biblioteca Jovanita de Oliveira Almeida, que fica no Povoado de São Pedro do Taguá, Zona Rural da cidade de Rio Preto - MG.

Nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2012, o " Poesia Pra Que Te Quero," era promovido no Restaurante Fundo de Quintal.

Quem pagava a condução, era eu.

No primeiro bimestre 2013, o sarau passou a ser promovido na varanda do Colégio Municipal Dr. Afonso Pena Gunior.

Local cedido pela Secretaria de Educação, que também passou a apoiar com a condução que buscava as crianças no povoado.

O sarau era promovido das 20 .hs , até 22.hs.

No mês de Julho, estive na cidade de Londrina, para a segunda sessão da Academia Nacional De Letras Do Portal Do Poeta Brasileiro.

E lá, aconteceu uma caminhada , poética pelas ruas da cidade .

Naquele dia, eu vi que os transeuntes paravam, e aplaudiam as poesias que os poetas declamavam.

Como o sarau que eu promovia no colégio, era somente eu e as crianças , resolvi mudar o horário e promovê-lo na Praça da Nossa cidade, na parte da manhã de cada segundo Sábado do mês.

Conversei com a nossa Secretária de Cultura, e ela gostou muito da ideia.

As crianças também gostaram !

Continuei tendo o apoio da Secretaria de Educação, para trazer as crianças.

Tive a autorização da Diretora do Colégio que fica dentro do Parque de Exposição da nossa cidade, e bem pertinho da minha casa, para que eu passasse de sala em sala de aula, e convidasse as crianças que moram na cidade de Rio Preto, para também, participar do sarau.

Achei por bem, que constasse no convite, o apoio da secretaria de Educação.

E ai, começou o meu tormento !

Muitas pessoas, começaram a pensar, que eu fazia um trabalho, pela Prefeitura da cidade.

Nos dois últimos saraus do ano, eu comecei a sentir dificuldades, para a disponibilidade de motoristas, que pudessem buscar as crianças.

A secretária me explicou, que ela não tinha como pedir para os motoristas, que fizessem este trabalho, fora da carga horária semanal, deles.

No último sarau do ano, eu paguei a condução para buscar as crianças.

Não achei justo fazer o sarau durante todo o ano, somente com as minhas crianças, e no último, elas não poderem comparecer.

Até aqui, eu deixo os meus agradecimentos , aos apoios recebidos.

............................................................................................

Títulos Conquistados .

Certificado de participação no I Festival Literário, na cidade de Pirapetinga - MG

Destaque Acadêmico I Semestre 2013, na cidade de Londrina - PR.

Troféu Coruja Literária II festival Literário em Conservatória - RJ. IV lugar.

Participação no I Fórum Ambiental Rio Preto - MG

Participação no evento promovido na MAM , JF. ( Homenagem a Carlos Drummond de Andrade )

Participação na Semana do Meio Ambiente, que aconteceu na Praça da Estação - JF

Participação no I Festival Literário na cidade de Valença - RJ.

Participação no Lançamento do livro " Duvido ", do poeta, escritor e compositor , Paulo Cesar Coelho , na cidade de Niterói !

Participação no Sarau que ocorreu no Granes Quilombo , Fazenda Botafogo -RJ. Homenagem a Zumbi dos Palmares .

Prêmio Wilson Caritta Lopes / Portal do Poeta Brasileiro /

Destaque Acadêmico 2013

Participação em saraus, na CIA Do Livro - Valença- RJ,

e na casa Leia Pentagna, da referida cidade.

...............................................................................................

Balanço Casa !

No primeiro Bimestre do ano, eu tive uma tentativa de roubo de uma antena de internet.

Quando percebi, eu chamei um amigo, e dei a antena para ele !

Achei que com essa atitude, seria a solução para me livrar de invasões na varanda da minha casa.

Mas não !

Tive duas tentativas de arrombamento, mesmo eu estando dentro de casa.

Tive que ligar para a polícia, por duas madrugadas.

Comecei a me preocupar !

Na calçada que fica na rua, em frente da minha casa, tem duas árvores, que já se encontravam bem altas.

Procurei a secretaria competente, para que as árvores fossem podadas, antes da festa de São Pedro do Taguá ! Que aconteceu no último final de semana, do mês de Junho.

Foram três pedidos, e eu não fui atendida.

Eu queria que meus vizinhos, pudessem ter uma melhor visão, da minha casa....

Isso, sem contar a escuridão da praça, que fica ao lado.

Quando cheguei da festa, percebi que haviam conseguido entrar na minha casa.

Os fios de telefone e internet, estavam todos esparramados no chão.

Aparentemente, não levaram nada...

Mas comecei a perceber que alguém, havia encontrado um jeito para entrar na minha casa.

Passei a dormir com o meu quarto trancado.

Eu não percebia que nada era levado...

Só havia indícios...

Algo que dizia... " Eu passei por aqui !"

Papel higiênico jogado atrás da porta do banheiro , palitos de fósforo, marcas de mão, que deixavam na estante, e outros...

Confesso que pensei estar ficando louca !

Até o dia, que sumiu um dinheiro que havia deixado em um cantinho, pois eu já havia combinado com um pedreiro, para fazer uma varandinha, na minha casa, que fica no povoado.

E só dei falta do meu cartão do Banco Itau , dois dias antes da minha viagem a Campinas.

Fui convidada para um evento que aconteceu na Casa Leia Pentagna , na cidade de Valença, e antes passei no Banco.

Só dei falta do cartão, quando já estava dentro do Banco.

A minha sorte, é que a minha senha no Banco, é digital.

Além de tudo isso, comecei a receber ameaças, e ligações de pessoas, que dizia ser esposa de poeta...

Comecei a me sentir pressionada, por vários ângulos...

Passei a trocar a noite, pelo dia !

Eu tinha medo de dizer para a polícia, o que eu estava passando.

Mas eu não estava tendo coragem para sair de casa.

Com isso, passei a conversar com as minhas crianças, somente aqui no colégio de Rio Preto.

Dentro de seis meses , só fui uma vez, no povoado.

Mas eu vi que eu não teria força para ir a Campinas, na dia da solenidade dos concorrentes a destaque do Ano 2013.

Tomei as atitudes que achei que deveria ser tomada, e viajei.

Mas ao chegar em Rio Preto, as crianças estavam desanimadas para a festinha de final de Ano, que faríamos no sábado seguinte !

E dai para cá, passei a me sentir pior ainda !

Mas o pior mesmo, é não saber o que aconteceu... Quem fez isso... E quais os motivos...

Mas hoje, eu não tenho dúvida de que meu telefone, celular , e internet, estava sendo usado por uma pessoa, que não sei quem...

Sujaram o meu nome, e não sei quem...

Conclusão ! Fiquei muito triste ! Pois sempre trabalhei muito, no decorrer da minha vida !

Trabalho voluntário... Desde meus doze anos de idade !

Um trabalho, como merendeira de uma Escola do Estado de Minas Gerais.

E quando criança, e não tinha a merenda escolar, a nossa merenda, era batata doce, broa, até inhame cosido !

Estou indignada !

Falam que estou deprimida !

Não !

Eu estou muito decepcionada com o troco que a vida está me dando !

No mais... Prefiro não saber de nada !

Tem momentos, que é melhor ser cego, surdo e mudo !

Eu só queria saber, como ficarei, como cidadã Riopretana e Brasileira !

Maria Helena Alves Lamanna

Membro efetivo da Academia de Letras do Portal do Poeta Brasileiro. Cadeira 20.

Membro representante do Portal do Poeta Brasileiro no Estado de Minas Gerais. ( Que também, é um trabalho voluntário, e tem como meta principal, trabalhar para o reconhecimento do poeta vivo ) .

Se alguém souber de alguma coisa, me ajude !

Eu preciso entender o que está acontecendo com o meu nome !

E quais os motivos ? Minha vida, virou pontos de interrogação !

Maria Lamanna
Enviado por Maria Lamanna em 31/12/2013
Reeditado em 01/01/2014
Código do texto: T4631290
Classificação de conteúdo: seguro