A Sabedoria de Minha Vozinha

Há trinta anos minha querida avó faleceu. Ela era uma velhinha analfabeta, porém muito sábia, educada e autoritária quando preciso fosse.

Fui criado por ela e meu avô desde pequenino; cresci em um ambiente simples, só que com muita disciplina, amor e carinho. Sempre me senti amado por eles, que além de avós, eram também meus pais e padrinhos.

Quando eu tinha doze anos, meu avô faleceu. Fiquei com minha querida avó e muitos tios. Após um ano da morte dele, meus tios tomaram rumos diversos. Fiquei só com minha querida velhinha e, por necessidade, fomos morar com um tio já casado. Com muita boa vontade ele e a tia nos receberam. No entanto, meu apego a ela foi se tornando maior; sempre que podíamos, ficávamos sós. Ela sempre me preparando para a vida com muita sabedoria. Falava-me que a educação não passa só pela escola; que em primeiro lugar, começa na família.

Tornei-me adulto, fui para o quartel e depois segui minha vida distante dela, carregando comigo seus ensinamentos. Por onde passei, trabalhei, respeitei e fui respeitado, porque tudo que aprendi com minha querida velhinha, ponho em prática ainda nos dias de hoje. Tenho certeza que, educação, honestidade, dedicação e disciplina não saem de moda. Elas estão enraizadas no bom caráter e valem para toda vida.

Vejo hoje que muitos pais deixam a educação só para a escola... Vivem distantes dos filhos a maior parte do tempo, sem perceber a necessidade que eles têm de amor, carinho e disciplina, como também da orientação vinda dos próprios pais.

Penso que pela falta da presença paterna e materna, os filhos se tornam adolescentes rebeldes, inseguros e despreparados para assumir a vida adulta que se aproxima.

A educação escolar está em falta nesse país; professores sem ânimo para passar aos seus alunos, conceitos escolares aliados a educação para a vida. Esse desânimo do corpo docente nas escolas, ocorre pela péssima remuneração aos mestres; em virtude disso, muitos estão buscando emprego em outras áreas. É lamentável que esteja ocorrendo isso, pois se as crianças e os adolescentes não recebem uma boa orientação dos pais e nem dos professores, como se tornarão adultos disciplinados e educados? Quando criança, os professores e a sala de aula se tornavam uma extensão do lar. A educação era uma via de mão dupla: da casa para a escola e ao contrário também. Atribuo o baixo número de jovens formados ou cursando um curso superior a falta do que descrevi acima. Penso que, pais, professores e governos precisam se aliar para que tenhamos uma juventude mais comprometida consigo mesma e com o meio em que vivem.

Minha amada vozinha não frequentou escola. Nem por isso, foi arrogante no seu saber de vida. Sempre me orientou a estudar, dizendo-me o quanto a escola é importante para todos. E me pedia: “Você pode me ensinar a escrever meu nome, mais algumas palavras e também a fazer contas?”

É, minha vó! Esse pouquinho eu lhe ensinei, sim, mas os maiores ensinamentos, aqueles que me levaram adiante nos estudos, foram os seus.

Misrael
Enviado por Misrael em 07/01/2014
Reeditado em 07/01/2014
Código do texto: T4640236
Classificação de conteúdo: seguro