Os tres conselhos

Um casal de recém-casados era muito pobre e vivia de favores num sítio do interior. Um dia o marido fez a seguinte proposta à sua mulher:

¬_Querida, eu vou sair de casa, viajar para bem longe, arrumar um emprego e só voltar quando tiver condições de dar-lhe uma vida mais confortável. Não sei quanto tempo eu vou ficar fora, só te peço uma coisa: Seja Fiel a mim e serei a você também.

Assim sendo, saiu e viajou muito tempo à pé, até que encontrou uma fazenda e pediu trabalho ao fazendeiro propondo a seguinte condição:

_ Patrão, disse ele, eu vou trabalhar para o senhor e farei um pacto da seguinte maneira: Me deixe trabalhar e quando eu achar que devo ir embora, irei, e coloque meu salário mensal numa poupança, pois não quero receber nada agora. Quando eu for embora, o senhor me entrega o dinheiro.

Assim foi feito: O jovem trabalhou durante vinte anos e num belo dia falou ao patrão:

Patrão, eu agora vou embora, me dê o meu dinheiro e eu sigo o meu caminho.

O patrão aceitou, porem antes de entregar-lhe o dinheiro merecido, fez uma outra proposta:

_ Eu posso lhe dar o dinheiro ou lhe dar 3 conselhos: o que prefere ? Se eu lhe der os 03 conselhos, não lhe dou o dinheiro e se lhe der o dinheiro, não lhe dou os conselhos.

O rapaz foi pro teu quarto para pensar e voltando no outro dia disse ao patrão que queria os três conselhos e não o dinheiro:

O patrão então lhe falou:

_ Nunca tome atalhos em sua vida, caminhos curtos e desconhecidos podem custar sua vida:

_ Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal.

_ Nunca tome decisões em momento de ódio e de dor,pois você pode se arrepender e ser tarde demais:

Após dar os três conselhos , disse ao empregado:

_ Aqui você tem 03 pães, dois são para você comer durante a viagem quando der fome e o terceiro é para você repartir com sua esposa quando chegar em casa.

O homem seguiu então a viagem de volta, para a casa de sua esposa, que não via há vinte anos.

Após certo tempo, encontrou um andarilho que lhe perguntou: _Para onde vai ?

_ Vou para um lugar muito distante que fica há mais de vinte dias de caminhada.

O andarilho então disse, - Rapaz, esse caminho é muito longo, eu conheço um atalho que é duas vezes mais rápido !

O rapaz contente, seguiu então por esse atalho, depois lembrou-se do primeiro conselho e voltou atrás.Dias depois soube que o atalho o levava a uma emboscada.

Depois de dias caminhando, achou pensão à beira da estrada onde pode se hospedar.

Ao amanhecer, o hospedeiro lhe perguntou se havia escutado gritos durante a noite e ele respondeu que sim.

O hospedeiro perguntou se ele não estava curioso em saber o acontecido e ele respondeu que não.

O hospedeiro então disse: _ Voce é o primeiro homem a continuar vivo aqui, pois meu filho tem crises de loucura à noite e quando o hóspede sai para saber, ele o mata e enterra no quintal.

O rapaz continuou sua caminhada ,ansioso para chegar à casa de sua esposa.Viu então lá longe a silhueta de uma casinha por entre as árvores e a figura de sua querida esposa,estava já anoitecendo e assim mesmo ele pode ver que ela não estava sozinha.Acariciava os cabelos de um homem,enquanto o abraçava.

Quis correr ao encontro dos dois, pois seu coração tremia de ciúmes, achando que era um amante de sua esposa, mas então lembrou-se do terceiro conselho do fazendeiro, que era de não tomar decisões no momento de ódio e de dor.

Dormiu ali mesmo ao relento e no dia seguinte foi falar com a mulher:

Bateu à porta da casa e sua esposa ao vê-lo, correu e o abraçou, tentando beijá-lo, mas ele se afasta dizendo:

_ Por vinte anos, trabalhei duro e fui fiel a você e agora te encontro com outro homem !

Então ela, com lágrimas nos olhos responde: _ Esse homem não é meu amante, é teu filho, pois quando você foi embora trabalhar, eu descobri dias depois que estava grávida de você, então,eu não lhe trai.

Então o marido se aquietou, entrou e conheceu seu filho, o abraçou e contou toda sua história, enquanto a esposa feliz, lhes preparava um delicioso cafezinho.

Ao se dirigirem para a mesa, fizeram uma oração, em agradecimento por tudo que tinha passado e estarem ali naquela hora reunidos.O marido então pegou o terceiro pão que o fazendeiro lhe deu e partiu para comerem juntos e ao abrir o pão, encontrou todo o dinheiro que havia juntado durante os vinte anos de trabalho, e que o patrão generosamente lhe havia preparado essa surpresa.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Desconhecido
Enviado por OTACILIO PIM em 28/02/2014
Código do texto: T4710522
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.