Quem tem dois olhos é assessor do Rei

Marcos Barbosa

----- Gabriel, você precisa se interessar mais pelos estudos,,, na terra dos cegos quem tem um olho é Rei!

Ouvindo este conselho de Mary Help para o neto Gabriel Wagner, entrei na conversa:

----- E quem tem dois olhos é assessor do Rei.

----- Como assim? Perguntou Biel.

----- Vou decifrar minha teoria com base na experiência vivida por todos os assessores e técnicos que conheci durante muitos anos. Preste atenção... Cego é o povo,,, certo? Quem tem um olho na terra dos cegos?

----- Os políticos, os sacerdotes, pais de Santo, pastores e empresários. Interveio a professora Socorro Maranhão.

----- Exatamente meu amor! Agora o Gabriel vai entender que aqueles que têm dois olhos são os que orientam essas lideranças citadas por você.

----- Mas por que aqueles que têm dois olhos, ou mais conhecimento, não se colocam como lideranças? Ou seja, por que não são os Reis? Pergunta o menino.

----- Porque no sistema democrático republicano, quando o “cego” vai escolher seu líder, procura alguma afinidade, alguém mais parecido com ele, que tenha pelo menos um defeito em comum e neste caso a cegueira da ignorância, da incompetência, do despreparo é que dita as regras do jogo eleitoral. Concluí.

----- É... Já que é assim,,, então eu vou parar de estudar e ser político. Respondeu o menino Gabriel.

Ouvindo a conclusão do neto, Mary Help arrematou:

---- Neste ritmo que você está indo,"bem aí",,, ser político é a sua única saída,,, já que não quer estudar, então não serve pra outra coisa.