OS POMBOS DE CRISTAL

-Dona Alice...dona Alice!

Era anti-véspera de Natal, naqueles dias em que tudo pára para brilhar ,orar e relembrar.

Samara a viu de relance no meio fio da avenida de tráfego rápido, tentou frear bruscamente o automóvel ,mas não conseguiu.Acabara de perdê-la de vista mais uma vez, como acontecera há quinze anos atrás, quando o casal se mudou de bairro.

Ela, uma simpática senhora da terceira idade que morava sózinha, tornara-se a melhor amiga de Samara, logo que a moça se mudara para o pequeno apartamento da Vila Mariana, ao acabar de contrair núpcias.

Dona Alice, que residia porta a porta, todas as tardes a esperava chegar do trabalho, tocava a campainha e a convidava a sentar-se à mesa, para que ambas se deliciassem nos bolinhos de chuva e no chá de Jasmim que dona Alice preparava como ninguém.

-Desse jeito vou perder a forma, dona Alice...

Não tardou para que Samara percebesse que ambas tornaram-se grandes parceiras, e sem muitas palavras , ambas sabiam que dividiam a solidão.Um pedaço para cada uma...e logo atrás o bolinho de chuva disfarçava as tempestades internas...de cada uma delas.Assim tudo era mais fácil.

Tinham uma grande diferença: Dona Alice já caminhara muito pela vida ao longo dos seus setenta e dois anos.Samara não.Ainda era novata no ofício de viver.Ainda trazia nos olhos aquele brilho que vez ou outra ficamos a procurar no espelho do tempo.

Assim, ao meio duma já amizade de quase dois anos, Samara anunciou a dona Alice sua primeira gravidez, e que logo mais, estariam se mudando de bairro, para melhor acomodar o bebê.

Alí passariam seu segundo e último Natal como vizinhas.

Assim, na última anti -véspera daquele endereço, não foi diferente.Samara chegou do trabalho exausta e desta vez além dos bolinhos e do chá costumeiros, havia um pequeno embrulho aguardando por ela, sob o pinheirinho que piscava.

Abriu o presente e resplandeceu agradecida pelo casal de pombos de cristal que acabara de ganhar de Dona Alice.

-Para sua nova casa.Sejam muito felizes!

Em frações de segundo, Samara retornou ao presente, em meio ao tráfego agitado.

-Dona Alice, dona Alice!-pensou consigo mesma.Eu apenas queria que soubesse que o casal de pombos de cristal se quebrou na mudança.Nunca o consegui restaurar..mas permanece exposto na cristaleira , como algo cristalino e delicado, que existiu um dia...