A oração

Milene observa a sua bisavó sentada na porta de sua casinha. Uma casinha simples, bem pequena, bem antiga e a velhinha lá naquela solidão no meio da roça.

A velhinha vestia uma saia longa azul estampada de várias florzinhas brancas, bem desgastada. Uma blusa também azul mais clara com bolinhas pretas e aquele lenço na cabeça que escondia seu coque de cabelos lisos e brancos. Aquele conjunto todo chamava a atenção de Milene, as cores das roupas pareciam harmonizar com aquele amarelo desgastado da parede da casa. E Milene ficava a observar a bisa com o rosário na mão e mexendo a boca. A velhinha parecia estar em outro lugar, nem percebia a adolescente ao seu lado. Apenas continuava a balançar em sua cadeira rezando.

Milene se sentou na porta ao lado da cadeira de sua bisavó e ficou por uns minutos calada observando de novo os detalhes da roupa da velhinha. Ela também sentia seu cheiro. Ela parecia estar cheirando leite e um cheiro de talco... Milene ficou tentando decifrar aquele cheiro mas não conseguia.

De repente se aproxima da bisavó e senta-se ao seus pés, colocando a cabeça em sua saia. A velhinha sorri e começa a acariciar os cabelos da moça.

- Bisa... A senhora não se cansa de rezar? Todas as vezes que venho aqui, a senhora esta rezando... Pra que isso? Tem tantas coisas pra se fazer...

A velhinha sorriu e continuou a acariciar Milene sem dizer nada.

- Bisa? O que faz a senhora rezar tanto? Está com algum problema?

- Ô minha fia... Num tenho mais problema nessa vida não...

- Então pra que tanta oração?

- Cê é muito nova menina... Num entendi...

- Que isso bisa? Já tenho quase 18 anos!

- E ainda assim é uma menina...

- Mas bisa...

- Escuta fia... Você ainda vai passa pelas amargura da vida... E só quem passa por elas é que dá valor ao poder da reza.

- Não entendi...

- Fia... Rezo pra aqueles que já se forô... Aqueles que me fizeru mal... Os que eu fiz mal tamém... Rezo pelo que se passô... Pra que o passado fique na paz... Por isso que digo das amargura da vida... Elas fica... e elas precisa de paz.

Milene ficou calada e com o olhar perdido pensou em tudo que aquela senhora já havia passado, as histórias de suas dificuldades, a vida dura... E Milene chorou entendendo o porquê das orações da bisavó.