VÃO INQUÉRITO

Depoimento 1

Eu desci do ônibus no terminal do bairro e fechei o livro. Muita gente ali. Alguns passos e vi, numa fileira de três bancos, duas pessoas sentadas. Era uma moça, imensamente gorda, conversando com um rapaz muito magro, alto e com cabelo penteado de lado, lambido. Incrível! Duas pessoas tão estranhas sentadas juntas. Os esquisitos se atraem! Pensando isso sentei no banco vazio daquela fileira. Vi que uma

moça na fileira transversal olhou para onde eu estava com uma expressão inquietante. Naquele momento o ônibus chegou.

Depoimento 2

Estava sentada no terminal. Olhei para a direita e vi um rapaz com um livro na mão que acabava de se sentar num banco de uma fileira transversal de três bancos. Já estavam lá uma moça gorda conversando com um rapaz magro e alto, com cabelo penteado de lado. Achei incrível quando aquele outro rapaz, de barba por fazer, gordo, mal vestido, cabelo despenteado, sentando-se, completou aquela cena exótica. Os esquisitos se atraem! Afastei esse pensamento e vi que o ônibus estava chegando.

Depoimento 3

Sempre quando saio do colégio converso com o Carlos. Ele é muito inteligente! Nós batemos altos papos! Naquele dia eu estava novamente conversando com ele sentada no terminal. Vi que um rapaz com um livro na mão sentou no banco vazio ao lado do Carlos. Na hora que ele sentou, uma moça, que eu nunca tinha visto no terminal, e que estava sentada num banco a nossa frente, olhou para nós de um jeito esquisito. Naquele instante, de relance, vi que o rapaz com o livro olhou para aquela moça e sorriu, como quem descobre alguma coisa. Então o ônibus chegou.

Depoimento 4

Vi que Lucia estava mais bonita do que nunca naquele dia. Sua beleza vem de uma jovialidade à flor da pela, de uma inteligência sensível, que se importa com as pessoas, que vai até o profundo e que encontra as melhores coisas que estão escondidas na gente. Buscava coragem pra dizer o que sinto. Alguém sentou do meu lado. Nesse instante notei uma expressão diferente em Lúcia. Ela olhou num relance para a esquerda e depois para algum ponto atrás de mim. Mas foi algo bem rápido. Naquele instante Lúcia me fez um sinal alertando que o ônibus tinha chegado.

Relatório:

Conforme relatam as testemunhas do caso, o ônibus demorou algum tempo para chegar e isso provocou um acúmulo de pessoas e pensamentos numa pequena faixa do terminal.

Concluímos também que aquele que julga, na mesma medida é julgado, mas não encontramos motivos de maiores condenações, uma vez que logo o ônibus chegou e dispersaram-se as pessoas e suas impressões.

Por fim concluímos não ser possível, pelo menos de maneira explícita, apontar qual dos quatro elementos interrogados acabou de escrever esse texto.