Mingau de aveia

Primeiro ano primário um dia sem qualquer aviso, a professora “toma” a lição.

Sento na terceira fila na carteira do Fábio, do adiantado da hora, provavelmente ele não vem à escola. A professora inicia seu trabalho pela fila do canto, a lição da “Cartilha Caminho Suave” eu vou ler a lição da jarra.A cartilha realmente cumpria o seu papel de nos alfabetizar, era composta pelo alfabeto e cada letra era representada por um desenho correspondente a lição.

Minha vez chegou!

Foi difícil esperar, meu coração saltava de desespero!

Se eu errar, não vou ter intervalo, justo naquele dia que a “merenda” era mingau de aveia, sabia pelo aroma que vinha da cozinha, não era qualquer mingau, a aveia era pura, em estado natural, meu olfato me traz a memória os caldeirões imensos, a aveia e o leite de soja misturando-se ao cozimento.

E o cheiro daquilo!!!

Ai!!! que delicia.

Começo a ler a lição..Jarra, já, jê, ji, Jô, ju,......A professora, elogia.

Não errei nada... Ufa, meu mingau está garantido.

Continuava na carteira do Fábio e ele chegou, devolvo-lhe o lugar e vou sentar no meu lugar demarcado. A professora não viu que eu mudei de carteira; e começa a realizar seu trabalho na fileira que eu estava sentada; eu, por timidez e respeito não lhe comunico que já estava tomada a lição; arrisco a leitura.

Desta vez, errei apenas duas palavras, sem dó e nem piedade a professora me avisa que no intervalo vou permanecer atrás da porta da sala de aula estudando, sofro calada.

Naqueles dias, professor era um sacerdote, uma autoridade, diante disso minha condição era de obediência.

Fim do intervalo, a professora entra na sala, me vê em estado lastimável, chorava copiosamente, resgata sua memória “esquecimento ou falta de compaixão” não sei, como uma borracha apaga sua atitude destruidora de mingau e pede que eu desça até a cozinha e fale com dona Joninha, a merendeira, para me servir o tão desejado mingau; naquele dia, eu me fartei; ela enchia eu esvaziava se não me falha a memória; tomei três canecas uma seguida da outra.

Até nos dias de hoje, o mingau de aveia é o meu alimento predileto e seu inigualável sabor aguça a minha lembrança me levando para a sala de aula no primeiro ano primário.

A professora! Também não a esqueci, como esquecer a primeira professora.

Diva Cardoso
Enviado por Diva Cardoso em 28/04/2014
Reeditado em 01/05/2014
Código do texto: T4786707
Classificação de conteúdo: seguro