NO SÍTIO DO SR. EMERCINO

Sr. Emercino já não aguentava mais aquela molecada que entrava em seu sítio para roubar goiaba. Não adiantou cercar o local com arame farpado e nem adiantou colocar cão bravo, pois as crianças começaram dar comida ao animal e amansaram o bicho. Sr. Emercino foi falar com os pais deles. Disse que eles precisavam ver o que os filhos estavam fazendo e que entrar na propriedade dos outros para roubar era uma porta de entrada para o mundo da bandidagem. No dia seguinte eles não apareciam, mas no outro estavam lá novamente. Sr. Emercino vinha correndo, gritando e xingando a molecada. Eles desciam da árvore depressa e saíam correndo. Para não serem surpreendidos pelo dono do sítio, eles colocaram um ‘olheiro’ para vigiar e avisar quando Sr. Emercino chegasse. O homem gritava: “Cambada! Cambada de bandidinhos! Vocês vão ver o que vai acontecer! Não pensem que isso vai ficar assim!” Sr. Emercino pegou um machado e foi cortar a goiabeira. Ia dar a primeira machadada na árvore, quando pensou: ‘Não, não vou cortar a goiabeira. Vou dar uma lição naqueles pirralhos.’

O relógio marcava 16 horas. Os amiguinhos Paulo, Marcelo, Bráulia e Amanda entraram no sítio do Sr. Emercino. Olhavam para todos os lados. De repente avistaram uma menina em cima da goiabeira comendo as frutas. “Quem é você?” Perguntou um dos garotos. “Psst! Fala baixo, eu sou nova aqui na região. Fiquei sabendo que nesse sítio tem goiabas deliciosas.” “São deliciosas mesmo.” Marcelo. “As melhores goiabas do mundo.” Bráulia. “Cuidado que o Sr. Emercino é bravo.” “Eu sei. Tô de olho nele.” “Vamos, vamos subir e comer goiaba.” “Eu quero aquela ali!” “Eu vi primeiro!” Eles comeram muitas goiabas. Repentinamente a menina moradora nova começa a tremer e gemer. Os outros meninos ficaram assustados. A menina nova desceu da goiabeira e deitou-se no chão, se contorcendo e espumando pela boca. “O que é que ela tem?” Paulo. “Eu sei lá, acho melhor a gente chamar o Sr. Emercino.” Eles gritaram: “Sr. Emercino! Sr. Emercino!” Minutos depois chega o homem, xingando-os. “Não, Sr. Emercino, não faça nada com a gente, por favor.” Pediu Amanda. “Essa menina está passando mal, chame uma ambulância!” Disse Bráulia, preocupada. “Quem é essa menina?” Perguntou Sr. Emercino. “Ela é moradora nova.” Disse Paulo, horrorizado em ver aquela cena. A menina se contorcia toda. O dono do sítio chamou um médico. Pouco tempo depois, veio um homem de roupa branca socorrer a menina. Ele a examinou e disse que ela havia passado mal porque comeu goiaba. “Elas estavam estragadas?” Perguntou Marcelo. “Não, é que essas goiabas possuem goiabicinina.” “O que é isso?” Amanda. “É um substância venenosa encontrada em certas espécies de goiaba.” Os 4 se olharam e começaram chorar. Em seguida saíram gritando: “Não, eu não quero morrer! Eu não quero morrer! Não! Não!”

Uma semana se passou. As crianças não entraram mais no sítio para roubar goiaba. O homem que fez o papel de médico falou com Sr. Emercino: “Eu não disse, tio? Esse truque não falha.” “É, funcionou direitinho! Hahahahaha.” A menina que comeu as supostas goiabas venenosas sorria: “E aí, vovô? Fui uma boa atriz?” Sr. Emercino a abraçou e disse: “Você foi uma ótima atriz, deveria até receber aquela premiação daquele cara lá o tal do Oscar.”

Finalmente a paz voltou a reinar no sítio do Sr. Emercino.

Alveres
Enviado por Alveres em 21/06/2014
Código do texto: T4853759
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.