UMA HOMENAGEM ESPECIAL

Uma História de mãe...

As vezes, me deparo com cenas que me fazem acreditar que nem tudo está perdido.

Vivemos um momento de angústia globalizada,uma verdadeira avalanche de notícias estarrecedoras:-guerras,terremotos, corrupção, injustiça social,drogadição,miséria,epidemias, todos os tipos de violência crescentes-contra a mulher ,contra a criança, contra os idosos , contra os desfavorecidos, contra a família, contra o segmento da sociedade que produz e fortalece a cidadania, enfim uma sensação de perda do "estado de direito"... de ser respeitado como cidadão e como ser humano.

Pais matam filhos, filhos matam pais.

A inversão total de valores muitas vezes nos leva a perdermos as referências e faz com que repensemos e questionemos nossas melhores crenças, aquelas que todos temos sedimentadas ao longo de nossa formação,principalmente quando exercemos com responsabilidade, a difícil tarefa de conduzir um filho.

Enfim, acredito que vivemos numa era apocalíptica.

Mas, como dizia,tenho me deparado com cenas... pequenos detalhes que fazem a diferença e me sinalizam que ainda podemos acreditar!

Hoje,parada no semáfaro vermelho, distraidamente acelerei o carro assim que o farol abriu.

Qual não foi a minha surpresa, quando obtive um sinal de "cuidado-vá devagar!", vindo dos dois motoristas ao meu lado.Mal acabei de acelerar, e subitamente brequei o carro desencadeando uma ruidosa freiada!Tudo havia parado!Não consegui enxergar o que estava acontecendo,achei até que havia atropelado alguém,mas logo observei que "pedestres pitorescos"atravessavam tranquilamente através da faixa de segurança,ignorando que o seu farol havia se fechado no decorrer da travessia.

Uma "mamãe -galinha" seguida de seus cinco filhotes-cinco pintinhos piantes- desfilavam despreocupadamente na confusão da cidade grande,dando-nos uma verdadeira lição de liberdade, sossego e cidadania.Socialmente corretos.

Mais espantada fiquei, ao ver que aquela família tão frágil, conseguiu a solidariedade de motoristas anônimos pertecentes à uma diferente espécie animal-muito paradoxal- que há poucos dias disparava mísseis sobre seus semelhantes,sobre famílias, que igualmente à mamãe-galinha e seus filhotes,ignoravam os motivos de uma guerra inútil e vergonhosa para a espécie humana!

Pois bem,pensei...deve ser a benção da maternidade, que embora em épocas difíceis como a nossa, ainda tem a força de conduzir, ensinar,amparar e até disciplinar algumas situações caóticas,no exercício de "pequenos detalhes". São eles que milagrosamente fazem a diferença e nos encorajam nesta maravilhosa missão de ser mãe,tão fundamental para fazer deste mundo, um lugar melhor.

Deixo neste relato, minha homenagem a todas as mães,e em especial àquela "mamãe- galinha"que nos presenteou com a certeza de que-"nada está perdido!"

SP, 06-05-2003