"Gaturamo Verdadeiro"

Fazia um tempinho que venho tentando descobrir um canto novo de um pássaro que nunca tinha ouvido e visto. Ás aves que vejo onde moro são as clássicas: Pardais, Rolinhas, Cambaxirras, Sanhaços e Bem ti vis. No entanto, esse canto novo me chama atenção. Achei um canto bonito e diferente. Achei que fosse de um pássaro grande. O canto é mais ou menos assim: (Fiu - iii... fiu-iii...)

Em um sábado de tardinha estava eu lendo um livro e esculto o tal canto. O canto vinha próximo de um quintal que tem uma arvore que dá uns frutos, não sei o nome desta arvore, mas sei que os pássaros adoram principalmente os sanhaços.

Enfim, fiquei a observar a arvore porque o canto estava vindo da direção dela. Quando menos espero, consigo visualizar o bendito pássaro com o canto adorável: ele era de cor azul e peito amarelo e pequeno, tinha em cima da cabeça uma macha amarela. Logo apareceu outro de cor pardo. Fiquei contemplando o canto – quem cantava era o pássaro azul e amarelo, o pardo apenas se alimentava e vez o outra dava uns pios.

Depois de observa-los e contempla-los, entrei e fui pesquisar na internet que pássaro era. Graças o Google coloquei na pesquisa:

- Canto do fiuiii azul e amarelo.

Logo apareceu ( GATURAMO VERDADEIRO) O macho é o azul e amarelo.

Tentei encontrar no YouTube o canto mais não obtive sucesso. Queria baixar o som para o meu celular. Tem vários vídeos no YouTube, mas não encontrei nenhum com o canto puro de como escultei ele cantando. Portanto, GATURAMO VERDADEIRO é o canto do tal pássaro. Bonito que só vendo, e ouvindo.