INDO AO TRIBUNAL

UM FAZENDEIRO ANTES DE MORRER DEIXA A HERANÇA AOS DOIS FILHOS QUE TEM. METADE DA FAZENDA PRA CADA UM. A METADE QUE TINHA A CASA DO VELHO FICOU PRO IRMÃO MAIS VELHO POR SER CASADO. O OUTRO QUE ERA SOLTEIRO COMPREENDEU. ENTÃO O SOLTEIRO FEZ UMA CASA SUPERIOR À CASA DE SEU PAI, HOJE DE SEU IRMÃO. AMBICIOSO, O IRMÃO MAIS VELHO INSISTIU EM TROCAR AS FAZENDAS PRA FICAR COM A CASA NOVA. PARA NÃO DÁ CONFUSÃO O MAIS MOÇO ACEITOU E FOI MORAR NA CASA VELHA.

RESOLVEU REFORMAR A CASA VELHA E QUANDO TERMINOU FICOU SUPERIOR À CASA NOVA. LÁ SE VEM MAIS CONFUSÃO. O IRMÃO QUE PRIMEIRO HERDARA A TERRA DA CASA VELHA VEIO EXIGIR DISTROCAR O NEGÓCIO. DADA A RESISTENCIA DO MAIS MOÇO ELE RETRUCOU:

-MAS FOI ESTA A CASA QUE MEU PAI ME DEU. E EM MEIO A DISCURSÃO O MESMO RESOLVEU IR PRA JUSTIÇA. QUANDO INTIMADO O IMÃO MAIS MOÇO FOI.

INDO A PÉ E COMO ERA LONGE, UM DIA DE VIAGEM E A AUDIENCIA ERA ÀS 16 HORAS, PAROU EM UMA CASA E PEDIU UMA PANELA COM ÁGUA. LEVAVA UMAS VERDURAS E FEZ UM FOGO NO MEIO DO TEMPO E COZEU UMAS PEDRAS COM AS VERDURAS. DEITOU FARINHA NO COZIDO E COMEU. A DONA DA CASA SENTIU O CHEIRO DA COMIDA E MANDOU A EMPREGADA PEDIR UM POUCO PRA ELA. AO CHEGAR PERGUNTOU O QUE ELE ESTAVA A COMER:

-PIRÃO DE PEDRA.

-É QUE MINHA SENHORA MANDOU PEDIR UM BOCADO.

-NÃO TEM MAIS. ACABOU. SINTO MUITO!

AO RECEBER A NOTICIA DE QUE NÃO HAVIA MAIS A MULHER PASSOU MAL E ABORTOU.

QUANDO O MARIDO CHEGA E SABE DO OCORRIDO, AMEAÇA O HOMEM QUE NEGOU DO PIRÃO PRA ELA.

-NÃO NEGUEI NADA, MEU SENHOR. QUANDO A EMPREGADA CHEGOU JÁ HAVIA ACABADO E EU NÃO SABIA QUE SUA SENHORA ESTAVA GRÁVIDA.

-VOU LHE LEVAR AO JUIZ! BRADOU.

-MUITO BEM! DISSE O VIAJANTE. - JÁ ESTOU MESMO INDO PRA LÁ.

NO CAMINHO ENCONTRA UM VELHO EM CIMA DE UMA BURRA. HAVIA UMA LAMA FUNDA E A BURRA ATOLOU ATÉ AS COXAS E NÃO CONSEGUIA SAIR. O VELHO NAO QUERIA DESCER PARA NÃO PISAR NA LAMA E PEDIU AO MOÇO PARA AJUDAR SUA BURRA SAIR DA LAMA PUXANDO-A PELO RABO.

-CLARO. UM FAVOR A GENTE FAZ.

AO PUXAR O RABO DA BURRA ARRANCOU-O DE UM SUPAPO. ARRANCOU A BURRA DA LAMA, MAS FICOU COM O RABO NA MÃO.

-SEU FILHO DESSA, SEU FILHO DAQUELA! BRADAVA O VELHO MAL AGRADECIDO.

-VOU LEVAR VOCÊ PRA JUSTIÇA PRA IDENIZAR A MINHA BURRA.

POIS NÃO, SENHOR. É O TERCEIRO CASO COM ESTE QUE VOU RESOLVER NA JUSTIÇA.

SAIRAM AMBOS PRA LADOS DIFERENTES.

DESGOSTOSO COM TUDO AQUILO O RAPAZ RESOLVEU COMETER SUICÍDIO. SABIA QUE NÃO TINHA COMO JUSTIFICAR TANTA CONFUSÃO E PROVAVELMENTE SERIA PRESO. ENTÃO SUBIU NUMA MONTANHA E NO FIM HAVIA UM DESPENHADEIRO. OLHOU PRA BAIXO E PULOU PRA MORRER. CAIU EM CIMA DE UM BARRACO DE PALHA E TÁBUAS. EM CIMA DE UMA REDE ONDE ESTAVA UM VELHO DOENTE QUE DA PANCADA MORREU NA HORA.

O FILHO DO VELHO QUE ESTAVA NOUTRA REDE PERTO PASSOU A AMALDIÇOÁ-LO POR TER MATADO SEU PAI. COMO ERA PERTO DO FÓRUM, HÁ DOIS QULOMENTROS DALI O CARA BRADOU LOGO:

-VOU LHE DENUNCIAR AO JUIZ. AO QUE RESPONDEU:

VAMOS JUNTOS QUE ESTE É O QUARTO CASO PRA EU RESOLVER.

AO CHEGAREM LÁ ESTAVAM O IRMÃO DELE, O HOMEM DA MULHER QUE ABORTOU E O DONO DA BURRA AO LADO DO JUIZ.

-MUITO BEM, SENHOR ABELARDO. ATRAZADO, MAS CHEGOU. VAMOS AOS FATOS.- DIZIA O JUIZ.

-VAMOS OUVIR AS PARTES SOBRE A CASA.

OUVIDAS AS PARTES O JUIZ DECIDIU:

-SE VOCÊ QUER A CASA DE SEU PAI DE VOLTA, DEVERÁ PAGAR A DIFERENÇA DO PRIMEIRO NEGÓCIO, POIS A CASA NOVA ERA SUPERIOR À CASA VELHA E COMPENSAR AS DESPESAS DA CASA VELHA REFORMADA QUE FICOU SUPERIOR À CASA NOVA.

COMO O IRMÃO AVARENTO NÃO CONCORDOU ENTÃO O JUIZ DECIDIU QUE CADA UM FICARIA ONDE ESTAVA SEM TROCAR DE CASA. CAUSA GANHA.

-E VOCÊ. -PERGUNTOU AO HOMEM DA MULHER.

-ESSE FILHO NUM SEI DE QUEM FEZ MINHA MULHER PERDER MEU FILHO E MEU FILHO IA SER ERA DOUTOR!

-PORQUE VOCÊ NÃO DEU DO PIRÃO PRA MULHER? PERGUNTOU AO ACUSADO.

-DOUTOR, EU NÃO SABIA QUE ELA ESTAVA GRÁVIDA E QUANDO A MOÇA PEDIU UM BOCADO EU ACABARA DE COMER. NÃO TIVE CULPA.

-É, MAS VOCÊ MATOU O MEU FILHO QUE IA SER UM DOUTOR. -INTERROMPE O PAI ZANGADO.

-BEM. - DISSE O JUIZ - NESTE CASO VOCÊ DEIXE SUA MULHER FICAR COM ESSE RAPAZ ATÉ ELA ENGRAVIDAR DE NOVO E DEVOLVER SEU FILHO. CASO CONTRÁRIO O CASO ESTÁ ENCERRADO.

SEM RESPONDER NADA LEVANTOU-SE E SE FOI. SEGUNDO CASO GANHO.

-E VOCÊ?

-DOUTOR, ESSE MALAMANHADO ARRANCOU O RABO DA MINHA BURRA!

-PORQUE VOCÊ FEZ ISSO COM A BURRA DO RAPAZ?

-ORA, DOUTOR. ELE ESTAVA ATOLADO E PEDIU-ME UM FAVOR PRA AJUDAR A BURRA SAIR DA LAMA. SÓ DEI UM PUXÃO E ARRANQUEI A BURRA DA LAMA, MAS FIQUEI COM O RABO NA MÃO.

-AGORA O SENHOR ENTREGUE SUA BURRA E O RAPAZ VAI ANDAR EM CIMA DELA ATÉ NASCER OUTRO RABO. QUANDO NASCER ELE LHE DEVOLVE.

-ORA, MAS EU NUM VOU COM UMA COISA DESSAS QUE NUNCA MAIS NASCE OUTRO RABO NA MINHA BURRA.

-ENTÃO, CASO ENCERRADO E CASO GANHO, RAPAZ.

-OBRIGADO, MERETÍSSIMO.

-BEM. E VOCÊ QUE CHEGOU COM O RAPAZ, O QUE HOUVE?

-ESTAVA EU DEITADO COM MEU PAI ELE NA REDE DELE E EU NA MINHA E DO NADA ESSE ELEMENTO CAI EM CIMA DE MEU PAI QUE ALÉM DE VELHO ESTAVA DOENTE E MORREU NA HORA.

-MAS, PORQUE VOCÊ PULOU EM CIMA DA REDE DO VELHO?

-MERETÍSSIMO, EU VINHA COM TRES CASOS PRA DISCUTIR AÍ JULGUEI QUE IRIA FICAR PRESO. COM MEDO DA VERGONHA DE ESTAR PRESO RESOLVI ME MATAR O MEIO QUE ENCONTREI FOI PULAR DO ALTO DA MONTANHA. NÃO IMAGINEI QUE IA DÁ NO QUE DEU.

-BEM. O NEGÓCIO É O SEGUINTE: VOCÊ VAI SE DEITAR NO MESMO LUGAR EM QUE O PAI DELE ESTAVA DEITADO E ELE VAI PULAR EM CIMA DE VOCÊ.

-MAS, SÓ NUNCA, DOUTOR, QUE EU VOU FAZER UM NEGÓCIO DESSES. E SE EU MORRER?

-ENTÃO.-DISSE O JUIZ JÁ DE PÉ. - O CASO ESTÁ ENCERRADO. PASSAR BEM!

CARLOS JAIME e ESTÓRIAS QUE O POVO CONTA
Enviado por CARLOS JAIME em 09/09/2014
Reeditado em 13/08/2019
Código do texto: T4955948
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.