Artigo 340

Numa tarde fria de agosto, quando um sol preguiçoso ansiava por recolher-se ao seu ocaso, ao atravessar a Rua do Sossego, Otávio teve a sua atenção despertada por uma multidão aglomerada em torno de um corpo caído na rua.

_ Um atropelamento, pensou. Mas como não via nas imediações nenhum veículo, nem agentes de trânsito, aproximou-se curioso da cena, enquanto um sentimento de solidariedade tomava conta de si.

Ao vislumbrar o corpo inerte percebeu tratar-se de um jovem loiro aparentando uns dezoito anos de idade e aparência de quem não é dado a seguir regras. Cabelos desalinhados, corpo tatuado, roupas despojadas...

Até onde podia ver, não havia marcas de sangue, nem escoriações naquele corpo. _ Seria um desmaio? Embriaguez? Indagou-se.

Satisfazendo a sua curiosidade, perguntou a um dos espectadores:

_ O que aconteceu a esse jovem?

_ Não sei! Respondeu-lhe a senhora de vestido azul. _ Ninguém sabe. Já perguntei a todos os presentes e ninguém sabe.

_ Já chamaram o socorro? Avisaram à polícia? Insistiu.

_ Já! Ouviu em resposta.

Otávio ficou por ali mais alguns minutos, até que ouviu o som de uma sirene se aproximando. A viatura estacionou próxima ao jovem caído e dela desceram dois policiais. O que parecia ser o líder da dupla, indagou aos curiosos sobre o ocorrido e ouviu que ninguém sabia e que já o haviam encontrado naquele estado.

O policial dispersou a multidão e ao aproximar-se do rapaz, este, de um salto, ficou em pé sorridente e exclamou:

_ 20 minutos!

Surpreso e furioso o policial indagou: _ O que está acontecendo aqui?

_ Eu simulei um acidente para ver em quanto tempo seria socorrido. Respondeu-lhe o jovem.

O policial deu voz de prisão ao rapaz e o conduzia à viatura, quando este perguntou:

_ Sob qual acusação vocês estão me levando?

_ Você violou o Artigo 340 do Código Penal.

_ Não senhor, retrucou o jovem infrator. Isso era uma simulação de acidente programada pelo comando da polícia. Vocês não foram avisados?

Otávio, que já estava pensando em interceder em favor do rapaz, mudou de ideia pensando _ Esse gaiato merece um corretivo. E seguiu seu caminho indignado.

Edmilton Torres
Enviado por Edmilton Torres em 18/11/2014
Reeditado em 22/12/2014
Código do texto: T5039211
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.