O ACASO É O CASO DE DUAS PESSOAS QUE SE CASAM

Em um dia qualquer, 4 amigos se encontraram ao acaso numa praça: Promessa, Conhecimento, Sabedoria e Arrogância. Todos eram conhecidos desde criança e começaram a conversar:

- Ei, arrogância, agora sei porque a Promessa não quis mais saber de você. Você se achava o melhor em tudo! (risos)

- Ok, Sabedoria, mas ela prometia cada coisa que eu acho melhor nem dizer, é muito pesado pra você.

- Arrogância, eu fui o teu melhor amigo, te conheço muito bem. Pode dizer pra nós que ficou 1 mês chorando de saudade.

- Não, Conhecimento, aquele tempo apenas se incidiu com a morte de minha avó, afinal, ela era a melhor avó de todas!

- Sei... Promessa, o que você tem a dizer sobre isso?

- Olha, Arrogância, te prometi tanta coisa sim, mas esqueceu o detalhe de que não prometi ser fiel, afinal, fazia parte do clube das garotas mais sexys do colégio. Esqueci de te avisar.

- Eu sempre soube disso, mas esperava te satisfazer com tudo o que sou!

- Satisfez sim, mas não do jeito que eu gosto!

- Arrogância, ela está falando de um homem sábio... Sabe como é...

- Sabedoria, é melhor você calar a boca antes que eu enfie minha sabedoria na tua cara!

- Calma gente. Deus amou o mundo de tal maneira que...

- Cala a boca, Conhecimento! Isso é mais sério do que parece! Ela não é mais confiável, não deverá mais estar em nosso meio!

- Pelo que sei, Deus nos ordena a perdoar os...

- Se não ficar quieto, vai ter que me perdoar por fazer uma loucura daqui a pouco!

- Calma gente! Conhecimento, fica na sua, e você, Arrogância, eu queria apenas uma liberdade como outras garotas.

- E conseguiu, libertou a...

- Sabedoria que infâmia é essa! Não sou nenhum tipo de prostituta. Apenas me doava por um tempo!

- Concluindo... Era prostituta!

- Conhecimento, então você está dizendo que eu namorei uma prostituta? Será que tenho aids e não sei? Será que vou morrer?

- Arrogância, tranquilize-se. Já se passou um bom tempo e você não mudou em nada no quesito saúde, logo, você está bem!

- Conhecimento e Sabedoria, vocês sabem realmente que isso é inadmissível! Nossa amizade ao longo de todo esse tempo baseou-se na confiança, e ela hoje foi quebrada! Não podemos nos juntar a esse lixo humano!

- Calma Arrogância! Calma pessoal! Eu posso mudar!

- NÃO! - Disseram os três.

- Deus não ensinou a perdoar? Como vocês mesmo disseram!?

- Promessa, você deverá entender que há uma diferença entre ver e aceitar, portanto, com decisão unânime, você não terá mais nossa amizade como enfeite no seu quarto de prostituição!

- Mas Conhecimento...

- Além disso, Promessa, tua mãe deveria te desonrar pelo nome que te deu! Não confiamos mais em tua palavra!

- Mas Sabedoria...

- Eu te amei como ninguém, e fiz loucuras que jamais faria com outra pessoa. Você furtou meus sentimentos, e o que restou foi só amargura! Tenho que dizer que tive momentos felizes, mas ao mesmo tempo sinto nojo de tua boca! Vagabunda!

- Mas Arrogância...

- NÃO! - Disseram os três.

- Ok, prometo então nunca mais incomodar vocês! Talvez tenham razão por tomarem essa decisão, afinal eu errei.

-Errar é humano, mentir é desumano. Talvez você reflita que prometer não significa cumprir. Apenas significa que dedicaremos a ser confiáveis, coisa que você agora não é.

- O Conhecimento tem razão, porém, mesmo sendo confiáveis, nossa natureza peregrina no erro. Somos o cometa que a qualquer momento pode se chocar a outro astro.

- Sabedoria, não tente bancar o professor intelectual. Não estamos no espaço, muito menos somos cometa!

- Arrogância, se não estamos no espaço, onde estamos então? Acredito que não haja outro nome a ser chamado.

- Chega de tagarelar, Sabedoria. Sei tão bem quanto você sobre nosso mundo, inclusive descobri como funciona a combustão em um carro.

- Olha isso Conhecimento (risos). Acho que vamos ter que consultar um manual para conseguir ensinar esse cara! (risos)

- Gente? E eu aqui?

- Você cala a boca! - Disseram os três.

- Nossa, que grossos!

- Conhecimento e Sabedoria, vocês dois devem saber muito bem o que devemos fazer, afinal, são mais inteligentes do que eu, exceto em mulheres, claro.

- Arrogância, minha opinião o desagradará. Portanto, peço calma. Olha, pessoas são submissas ao erro. E nós sempre fomos ótimos amigos, saíamos para diversos lugares, sempre com a nossa felicidade entrelaçada. O erro discutido aqui é grave, mas acredito que podemos dar uma segunda chance.

- Tudo bem Sabedoria, mas...

- Arrogância, lembra que te perdoei quando você pichou o muro de casa quando ainda nem nos conhecíamos? Isso é uma demonstração de amor. Acredito que podemos fazer novamente, mas juntos!

- Conhecimento, você é gay?

- Não, Arrogância.

- Ok, então vocês querem propor para esquecer e fingir que está tudo bem? Isso é gravíssimo!

-Não exatamente! Apenas reforçar o que temos em comum que é a amizade, ou será que era apenas um sentimento passageiro?

- Por favor, me aceitam?

- Cale a boca! - Disseram os três.

- Sabedoria e Conhecimento, vocês não acham que poderemos encontrar outra amizade? Afinal, existem bilhões de pessoas por aí.

- Arrogância, embora sua fala contenha fatos, não existem possibilidades concretas. Não é possível criar um vínculo tão facilmente.

- O Conhecimento tem razão, não é fácil realizar uma seletiva. É como no colégio: durante o ensino fundamental você seleciona suas amizades, e se trocar de colégio ou migrar-se à faculdade, você selecionará outras pessoas. Apenas selecionamos os que estão em nosso leque de opções ou o meio em que vivemos.

- Sabedoria, é verdade. A prova disso somos nós que mesmo com o passar dos anos mantemos um vínculo.

- Arrogância, e você não acha que destruir esse vínculo o deixará mais solitário de certa forma? Estamos diante deste questionamento!

- É Conhecimento, acho que você disse tudo. Uma pessoa na qual estivemos tanto tempo juntos indo embora é uma parte de nossa vida jogada fora. Tão bem sabemos o quão difícil é construir uma amizade verdadeira e o tempo que investimos nisso.

- E você vai querer perder uma parte de sua vida em segundos? A vida é muito curta para ser desperdiçada! E como amigo posso te dizer, vale a pena sim sofrer por amores!

- Mas Conhecimento, sofrer por amores? Você está louco!

- Arrogância, as vezes necessitamos de palavras árduas para descobrir caminhos melhores, e as outras pessoas também nos ajudam a conhecermo-nos em nossos gostos. Você pode deduzir que uma pessoa é a correta ou incorreta para você, mas se você experimentar, poderá ficar frustrado. Não queremos te julgar, mas foi sua escolha, embora exista a amizade que restou de tudo isso. Escolher alguém não é fácil, mas ter medo de sentir esse sabor é muito pior, pois através disso você perde indiretamente pessoas capazes de te fazer feliz.

- Conhecimento, com tudo isso que você me diz eu reflito cada vez mais!

- Arrogância, não basta refletir, é necessário fazer, e fazer a coisa certa!

- Bem lembrado Sabedoria, muito obrigado!

- Gente, e eu aqui? Se esqueceram de mim?

- Não! - Disseram os três.

- Promessa, entendemos seu erro, e embora não aceitemos, você significa uma parte boa em nós.

- Obrigado Conhecimento, estou arrependida pelo que fiz, e vocês também tem minha admiração.

- Promessa, um cometa ao se colidir com um planeta causa estragos, mas não pode impedir a sua ordem de rotação e translação. Assim é nossa amizade.

- Sabedoria, admiro muito suas palavras e ainda completo: um planeta sem eu, Sol, jamais pode haver vida. (risos)

- Ok, ok... (risos)

- Bem, acredito que só falta eu me declarar, né?

- Sim! - Disseram os três ao Arrogância.

- Promessa, eu sei que só eu dei o amor que você merecia, embora não fosse perfeito. E mesmo que nosso amor não tenha dado certo, você cumpriu de continuar a amizade, e agradeço a oportunidade que me deu. É raro haver uma confiança e transparência nos dias de hoje como houve entre nós. Todos nós erramos, e não vou te abandonar por um deslize. Poderia ser eu ou qualquer outro aqui. Obrigado por tudo!

- Arrogância, embora nosso relacionamento não tenha dado certo, você é muito especial pra mim. E já colocando uma coisa pra fora que você não sabe, eu nunca fui de relacionamentos sérios, e você foi a melhor pessoa que eu conheci, a que eu mais confiei. Talvez por isso ainda tenho um grande vínculo contigo. Jamais te esquecerei! Jamais te abandonarei!

- Pessoal, desculpem interromper, mas já são 18:25h, preciso buscar meu filho, o Intelectual, na creche.

- Ok, Sabedoria, também preciso cuidar de meus afazeres. Tenham uma boa noite e até qualquer dia. Tchau!

- Tchau Conhecimento!

- Beijo, tchau!

- Tchau!

Anos se passaram e os 4 amigos nunca mais se encontraram. Sabedoria continuou estudando e vendo seu filho se tornar Doutor em Medicina. Conhecimento passou a viajar pelo mundo e desfrutar de novas interações com povos distintos. Os únicos que ainda se viam era Promessa e Arrogância, onde voltaram a ter laços de amor, surgindo três filhos: Trabalho, Alegria e Esperança.

Felício Mendes
Enviado por Felício Mendes em 07/02/2015
Reeditado em 07/02/2015
Código do texto: T5129404
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.