'' VEGETAIS.....singular VEGETAL ''

...mistérios do viver.....mistérios do dia a dia...diz a antiga sabedoria que existem ''coisas'' que é melhor nem querer saber e muito menos tentar ''desvendar'', é melhor ficar na ''ignorância'', e sendo assim vai lendo até o fim....( se não gostas de um bom ''causo'' longo, de uma ''estoria'' longa, clic sair e volte aos seus afazeres)

''Seo'' Nico ( Nicanor ) sempre foi uma pessoa modesta, simples, sabia apenas seu nome assinar e quando surgiu na nossa rua estava ali pelos seus sessenta anos de uma vida dura e sofrida.

Seo Nico é daquelas pessoas que surgem do nada mas parece que voce o conheceu a vida toda, fala pouco mas quando fala fala com sabedoria que parece que já viveu ''trocentos anos'', nasceu ''lá pelas bandas do oeste quase na divisa do norte'', assim me disse ele, foi criado na lavoura, trabalho duro de sol a sol, aprendeu tudo sobre terra, plantas, animais, céu, lua, sol, frio e calor, vento, chuva e até granizo, casou cedo, teve filhos e quando a vida dura apertou foi seguindo seu rumo na vida, mudou várias vezes e foi se ''achegando'' no sul, um dia ele, a mulher e o filho caçula tambem com mulher e dois filhos pequenos, ''cá por estas bandas aportou''.

Veio porque um sobrinho uma vez, muito tempo passado, lhe tinha convidado para vir ''para estas bandas de cidade grande'', vieram e ficaram na rodoviária um dia todo, uma noite toda, e nada do tal sobrinho aparecer, vir buscar, '' uma mulher com alguns homens vieram e levou todos ''nois'' para um quarto ( uma sala com certeza) e ficaram perguntando coisas e mais coisas e no fim ''levou nóis tudu'' para um abrigo para ver como ia ficar, a mulher foi muito ''boa prá nois'', arrumou leite prás crianças e comida prá nois'' e ia nos mandar de ''vorta''....''preguntei prela...manda de vorta prá onde dona? nois num tem prá onde vortá não senhora '' e ficamos dois dias neste abrigo até que veio uma outra ''muié'' e nos levou numa ''perua'' da prefeitura para um outro lugar, lá fiquei conhecendo um moço muito ''bão'' que era empregado da prefeitura e ele ficou com ''dó de nois'', ficou nos cuchichos com as tais das duas ''muieres'' e uma parecia que dizia não, a outra sim e no fim o tar moço nos levou para aquele terreno ''baldiu'', lá no fim da sua rua, cheio de lixo e entulho, mato alto e lá no meio havia um barraco, que ''prá nois era melhor que um castelo'', o terreno pertencia a prefeitura, ninguem queria ''aquilo lá'', e eu sai andando pela sua rua, meio sem rumo, pedindo 'a Deus para me ajudar e foi quando eu vi o senhor seo Zezito saindo da sua casa.

Criei coragem e lhe pedi ajuda....o senhor me olhou um tempão, saiu do seu carro e ficou conversando comigo, se lembra seo Zezito?, me colocou no seu carro e veio até o terreno, viu tudo, disse que ia mas que voltaria logo...voltou, voltou como carro cheio de comida....que Deus o bendiga!!!.

Foi assim mesmo que conheci seo Nico, e com o passar dos dias fui engajando alguns amigos no assunto e em um mês aquele terreno sujo era agora uma ''beleza'', antes parecia tão grande, acho que devido ao lixo, mato alto, mas depois de limpo, mato cortado, lixo e entulhos recolhidos, tudo pelo seo Nico, seu filho, mulher e nora, até as crianças ajudavam, e mais o mutirão que se formou, ''aquilo lá ficou uma beleza que dá gosto de ''si oiá'', dizia seo Nico, mas agora já não parecia tão grande não.

Ajudamos com os papeis para seu Nico poder construir um ''barraco mió'', foi complicado, burocracia na prefeitura mas a autorização saiu e o terreno foi cercado, cerca de bambu, mas já era alguma coisa, melhor que nada e seis meses depois dava gosto de ver a horta de verduras e hortaliças que por lá ''nascia e verdejava''.

Seo Nico apanhava as verduras e hortaliças logo cedinho, colocava no carrinho de mão e saía vendendo pelas ruas do bairro, ficou famoso, a mulherada ficava na espera do ''verdureiro'', na minha casa mesmo, era ouvir a buzina e até o cachorro latia, já sabia, era seo Nico chegando...cada pé de alface, chicoria!!! e até morango o danado conseguiu plantar, colher e vender...dava gosto de ver a horta do seo Nico....dois anos depois o lugar foi se modificando, novas casas foram sendo construidas, o bairro se valorizou mas ''aquela cerca de bambu enfeia a rua seo Zezito'' , tão reclamando, já foram na prefeitura e já veio um fiscal, querem que construa um muro seo Zezito''...pronto, outro mutirão e o a cerca se foi e o muro foi construido, parecia diferente agora, não aparecia mais a horta que antes da rua se via, que pena!!, seo Nico ficou triste mas a vida continuou.

Um condominio de luxo foi construido na redondeza da ''horta'', vieram os moradores com seus ''carrões'', com suas modernidade, as frutas, verduras, legumes e hortaliças eram agora comprados em super-mercados enormes, o filho do seo Nico dirigia a Kombi e seo Nico ia fazendo as entregas, eram poucas, eu e mais meia duzia de fregueses fiéis ao passado e havia mais....pessoas interessadas no terreno.

Queriam construir uma praça por lá e para isto seo Nico e sua familia teriam que sair...foi aquele ''auê'', de um lado antigos moradores querendo que seo Nico lá ficasse, afinal eram anos e anos que ele cuidava do terreno, de outro lado novos moradores querendo a praça para ''lazer'' e '' a briga'' virou de foiçe no escuro...a prefeitura tinha seus direitos, seo Nico os seus e assim os dias iam indo e fico imaginando os dias e noites que seo Nico e sua familia passavam...

A coisa foi crescendo, vândalos pixavam o muro com palavras duras e dolorosas, atiravam coisas, pedras no portão, garrafas que se quebravam e enchiam a horta de cacos de vidro, fezes colocavam no portão e atiravam no caminho da casa, foi virando caso de policia e uma noite um grupo ficou a noite toda acampado na frente do portão gritando palavrões e desaforos, a policia foi chamada por um morador e o grupo foi disperso, mas virava e mexia este grupo voltava e a coisa se repetia, o lider do grupo era filho de um dos moradores do condominio, rapaz de seus vinte anos, o pai foi chamado na delegacia, advertido, mas nada adiantou, piorou.

Uma noite o grupo fazendo arruaça no portão da horta, o ''tal'' baderneiro ( cobra mandada, por decerto, alguem com intereresse no terreno, com certeza!!) resolveu, quebrou o cadeado, abriu o portão e entrou, entrou e fêz estragos...com um pedaço de pau foi destruindo tudo, frutas, verduras e legumes, abriu o galinheiro, soltou galo e galinhas, pisoteou em tudo, a galinhada assustada corria para todo lado, algumas foram para rua, o cachorro latia e avançou, levou uma paulada na cabeça ( dias depois morreu) e ficou no chão imóvel, a familia acordou assustada, seo Nico olhou e viu o horror da coisa sendo feita, ainda tentou sair, foi impedido pelo filho e o ''tal'' destruiu o que pode e o que não pode, foi só de manhã que seo Nico foi ver o estrago...tudo perdido.

Não aguentou, no chão se ajoelhou e chorou, pegou um punhado de terra na mão, beijou a terra e jogou ao vento ao mesmo tempo que pedia que justiça fosse feita....foi.

Logo cedo fiquei sabendo de tudo e fui na hora até lá,, um amigo que morava em frente da horta me ligou, a policia havia sido chamada, anotou tudo e não fez nada, fazer o que?...diz um antigo ditado

'' Quem tem o ''caixa'' tem o poder ''

Deu em nada....mas, mas....

Liguei para o pessoal amigo do seo Nico, o eterno pessoal do mutirão amigo, vieram todos e foi uma reunião tumultuada, quase sai briga entre nós mesmos pois alguns queriam ir em busca do ''moleque arruaceiro cobra mandada'', depois que os ânimos se acalmaram a palavra final foi do seu Nico...''vou sair daqui, vou me mudar, vou para outro lugar, tá ''dicididu''...e nada mais falou e foi nossa vez então de ver o que fazer...com calma pessoal, com calma e vem um telefonema....

O moleque cobra mandada havia sofrido um acidente com seu ''carrão'' em uma rodovia movimentada e estava entre a vida e a morte no hospital...seo Nico quando soube saiu da sala e foi para seu quarto...foi rezar e orar pela vida do ''menino'', para que Deus o ajudasse a sair bem daquela e vivesse bastante.

E eu pensava...''morrer seria um previlégio, uma vantagem muito boa, faz maldade e não paga?..ahhh sim!!!, mas seo Nico não pensava assim, tem a alma pura e boa.

Seo Nico se mudou, arrumamos uma casinha simples com um quintal pequeno mas que dá para ele fazer uma nova horta, menor mas dá, o filho foi trabalhar em uma fábrica, a nora faz faxina nas casas da redondeza e assim continuam a viverem em paz, a mulher em casa fazendo bolos e salgados, as crianças na escola, novo cachorro...outra vida.

E assim a vida do seo Nico vai indo muito bem obrigado e fim de ''estória''....fim nada.

O moleque arruaceiro danado depois que destruiu os vegetais e sofreu o acidente ficou em coma dias e dias, saiu do coma e virou um '' vegetal''....''coisas da vida, mistérios da vida''.

Seo Nico já foi várias vezes visitá-lo, no começo a familia não deixava, mas a mãe do moleque travesso notou um dia quando o danado tomava sol no jardim que era só seo Nico se aproximar que o moleque se mexia todo, se retorcia e parecia que queria falar algo, mãe é mãe e um dia ela deixou que seo Nico se aproximasse e o moleque se virava e se retorcia na cadeira de rodas, seo Nico tocou na cabeça dele e a mãe jura de pé junto que o danado do moleque riu...e seo Nico me contou que naquela hora estava rezando, orando pela cura do moleque marvado..vai ver que era isto mesmo, o poder da oração tem força e faz milagres.

Minha espôsa me contou que seo Nico duas vezes por semana vai levar legumes fresquinhos para as ''papinhas'' do moleque marvado e contou tambem que ele leva bastante cenouras, diz que seo Nico lhe contou que o moleque fala com ele pela ''cabeça'' ( telepatia?) que gosta de papinha de cenoura e mais ainda assim fresquinhas, colhidas logo cedo da hortinha do fundo do quintal.

Eu queria ser assim tambem como seo Nico, tenho até inveja, no bom sentido, de um temperamento, de um coração tão grande assim...sou assim não, que pena!!!, sou casmurrento, resmungão, tenho repentes de raiva ( confesso!!! as vezes de ódio), juro vingança( mas não cumpro, só juro), fico dias e dias remoendo, pensando em como vou dar o trôco...que bobagem!!! vale a pena não, o melhor é perdoar para viver em paz...seo Nico vive, eu não.

Cada um é cada um...eu...seo Nico...moleque travesso arruaceiro ( vegetal, já pensou? que dó!!!) mas enfim, a vida é quem sabe da vida de cada um, dai tempo ao tempo e as coisas na vida se encaixam...nada como um dia depois do outro.

Ahhh!! em tempo que ainda dá tempo...a tal praça nunca foi construida..''aquilo lá'' tornou a virar um lixão, mato alto tomando conta novamente, invadiu a casinha, nem sinal da linda horta, portão lacrado, o muro alto impede de se ver tudo isto...alias, muro feio demais da conta soh...todo pixado, grafitado...é engraçado, é gozado... ninguem faz nada, ninguem reclama a posse agora....que mundo louco este soh!!

+++++++++++++++++

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 18/04/2015
Código do texto: T5211218
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.