O emprestável e o quase imprestável! (EC)

Dona Cremilda constante e literalmente chegava 'às raias da loucura' com o Sr Belarmino!

Vivia constantemente discutindo com o marido acerca de pequenos consertos que se faziam necessários para o bom desenvolvimento de seu trabalho cotidiano do lar. Por vezes, até para trocar uma simples lâmpada, Dona Cremilda tinha de apelar para suas próprias forças e, a guisa de arriscar-se em cair, subia em cadeiras e efetuava as trocas necessárias.

Em absoluto que o marido fosse um negligente, porém, por exemplo, se estava lendo um jornal e era solicitado para executar qualquer trabalho, por mais emergência que alegasse a esposa, de maneira alguma abandonava o que estava fazendo para atendê-la. Quando se encontrava ocioso não refugava em, demonstrando muita presteza, realizar o que lhe era solicitado.

Por outro lado, sua vizinha, Dona Marlene tinha em casa um verdadeiro pau para toda obra. Para o Sr Marcondes não havia NÃO! Estivesse o que estivesse fazendo, ‘dava um tempo’ no que estava fazendo e atendia à solicitação da esposa. Por várias vezes, em conversa com Dona Cremilda, Dona Marlene exaltou as qualidades do esposo, fosse qual fosse a solicitação que lhe fizesse na realização dos trabalhos domésticos!

Sendo também amigos, o Sr Belarmino e o Sr Marcondes frequentemente conversavam acerca do cotidiano de suas vidas e fatalmente recaiam nas solicitações que lhes eram feitas pelas esposas. Por vezes o Sr Belarmino até recriminava o Sr Marcondes por NUNCA negar o que lhe era solicitado fazer pela esposa. Achava que tinha de agir como ele senão as ‘madames’ ficavam ‘mal acostumadas’!

Com a eclosão do recesso de abastecimento de água que assola grande parte da nação, os apelos para que fossem restringidos ao máximo eventuais desperdícios começaram a ser exaustivamente veiculados através a mídia radiofônica, televisiva, escrita, através palestras proferidas, nos sites de comunicação e até em visitas pessoais feitas por representantes dos Departamentos municipais que cuidam do abastecimento do precioso líquido às residências nas quais vão sendo detectados quaisquer tipos de desperdício!

Dona Cremilda procurou Dona Marlene angustiada! Disse que tanto através de comunicado que veio anexado à sua conta de água mensal, quanto por visita de funcionário do DAE (Departamento de Águas e Esgotos), informaram que seu consumo estava excessivo e que provavelmente estava ocorrendo algum vazamento nas instalações hidráulicas de sua residência. Disse que conversou com o marido e que ele não deu a mínima atenção à sua preocupação.

Dona Marlene sorriu e disse que coincidentemente havia passado pela mesma situação que lhe estava contando Dona Cremilda e que, felizmente, seu esposo havia saído à caça em sua residência e localizado de onde provinha o vazamento acusado. Aventurou-se, como sempre fazia com os problemas domésticos que ocorriam, e mesmo sem ser um expert no assunto, conseguiu resolver o problema o que foi perfeitamente detectado quando do recebimento da ultima conta, que trouxe uma expressiva redução no consumo e consequentemente, no valor que estavam pagando pelos últimos fornecimentos.

Foi então que, entre surpresa e divertida, Dona Marlene ouviu da preocupada vizinha a seguinte solicitação:

--- Minha amiga! Será que não me empresta o Sr Marcondes para que ele também descubra onde se encontra o vazamento em meu sistema hidráulico?

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Presidente por um Dia

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/meempresta.htm