Las Tapas de Cuadril

Invariavelmente, toda vez que eu ia ao açougue comprar o miolo da alcatra do almoço da sexta-feira, quando os magarefes já me aguardavam de “baioneta calada”, surgia, de trás da máquina registradora e em total solicitude, aquela figura bizarra, um argentino deste tamanho, o “Senhor Entrementes”.

Como de costume, eu aproveitava logo para provocá-lo, perguntando-lhe como estava a picanha, o contrafilé...

- Senhor, como já sabes, inclusive, como todos que aqui frequentam, as nossas carnes têm procedência nobre. Entrementes... Pronto. Aquele vinha sendo o tom frequente do seu bordão dos últimos doze anos: “Entrementes”, a sua ressalva de cabeceira. Seu nome de batismo era Asclepíades. Asclepíades Mendonza Barata, mas por conta daquela constante repetição, todos que moravam por ali o tratavam simplesmente como seu Entrementes.

No caso da abordagem das carnes, sempre nos corrigia, inicialmente, entre irônico e malicioso, mas no final da manhã, já colérico e em um tom ufanista: - “Senhor, entrementes... Que miolo de alcatra, que nada! Nem picanha, nem contrafilé, essas invencionices daqui; pero si, nuestros patrícios hablan cuadril, tapa de cuadril e bife ancho, tú entiendes?" - Isso era o bastante para que, logo, logo, outros que aguardavam atendimento fossem também experimentando o gostinho de mexer com o gringo:

- E aí, seu Entrementes, salta pra mim um quilo de ponta de agulha!

- Nicanor, prepara um quilo de vacio para freguês...

-Dois quilos de cupim, seu Entrementes...

- No tengo estas excrescências, no senõr!

- Quero um quilo e meio de sarapatel, seu Entrementes.

- Vaya tomar por el culo! ”

Em um dia de pouco movimento, porém, vi o seu Entrementes de cabeça baixa lá atrás da máquina registradora e estranhei por ele assim permanecer, apesar de ouvir as nossas vozes, não se levantando ou acenando, como de costume. Fui até o outro lado do balcão, me aproximei e perguntei se estava tudo bem, se estava precisando de alguma coisa. – Lembranças de mi país – respondeu-me, com a voz bastante embargada. Aproveitei para lhe perguntar o que o fizera vir para o Brasil... vacilei, mas emendei: depois de certa idade. Contou-me que era um patagão, mas que amava de paixão mesmo era a Buenos Aires de Peron, de Evita, e que, entrementes... “estaba en Brasil para olvidar un gran amor”.

Aquela declaração me deixou bastante perturbado; foi uma grande surpresa para mim ouvir daquele homem de setenta e tantos anos e ainda com aquele brilho no olhar que sofria por amor. Inventei uma desculpa qualquer e me despedi, eu não aguentaria, iríamos chorar juntos. Melhor ouvir um tango argentino – pensei.

No dia seguinte após aquela conversa, precisei viajar a negócios e, um mês depois, quando voltei, já era carnaval e a cidade estava transfigurada. O acesso pelas ruas até o centro onde eu morava estava todo mudado, com desvios e piquetes sinalizando novo trânsito; havia camarotes espalhados por todo canto e grandes outdoors de propaganda de cerveja pendurados nos prédios comerciais, além daquela música ensurdecedora... menininha bonitinha, gosto muito de você! – Quase me enlouquecendo. Apesar de ter voltado de táxi, eu e o motorista tivemos dificuldades de locomoção. Daí, pensei: o Boi nos Aires, açougue do seu Entrementes, fica aqui perto. Paguei o táxi e resolvi ir andando até lá, pois estava com pouca bagagem e dali até a minha casa era um pulo.

Quando dobrei a esquina e fui me aproximando do... Cadê o Boi nos Aires? – Exclamei.

Incrédulo, li em letras garrafais: AGUARDEM AQUI NESTE ESPAÇO: LAS TAPAS DE CUADRIL, LAS CHICAS MÁS ARDIENTES DA TIERRA DEL FUEGO.

Eu soube ali mesmo da vizinhança que a Leonor, uma legítima mulata baiana e ex- BBB, teria sido a causa daquela mudança. No período do meu afastamento, com a proximidade do carnaval, os dois se conheceram, se apaixonaram e resolveram fechar o açougue, criando, no seu lugar, uma casa noturna de shows eróticos.

Pensei em perguntar ao seu Entrementes se ele tinha perdido o juízo, onde já se vira isso: com tantas mulheres esculturais dando sopa aqui em Salvador, importar mulheres “fogosas” logo da Patagônia, uma região fria, erma e... Mas nada falei; aproveitei aquela música alucinante para tomar um cravinho no bar do Tonho e refletir sobre a famosa frase do Blaise Pascal: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Mais tarde, depois de uma meia dúzia de cravinhos, me deu foi uma vontade danada de conhecer as chicas, LAS TAPAS DE CUADRIL.

Masé Quadros
Enviado por Masé Quadros em 04/06/2015
Reeditado em 04/06/2015
Código do texto: T5265531
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.