Um dia fumei, no mesmo dia parei

Eu era adolescente, nunca tinha fumado, mas por eu trabalhar em bar, me dava vontade.

Eu estava sempre sentindo fumaça de cigarro, pois varias pessoas fumavam.

O bar era do meu pai e eu o ajudava, lá tinha varias marcas de cigarro.

Mas um dia apareceu uma nova marca de cigarro (lembro até hoje) que se chamava Damasco.

Tem marca de café com esse nome, mas era a marca do cigarro que eu me interessei.

Nessa mesma semana planejei de fumar, estava me preparando para matar minha vontade (Quase me matar também).

Eu trabalhava no bar até meio dia e meio, mais ou menos, só voltava as 04:30 horas.

Combinei com meu irmão, que é quatro anos mais novo que eu, ele aceitou.

Almoçamos e depois com a carteira de cigarros, fomos para o fundo de casa, numa cobertura onde meu pai tinha uma pequena marcenaria, onde ele deixava suas ferramentas, materiais, madeiras...

Lá tinha uma moldura de manilha, feita pelo meu pai de madeira, para ele fazer manilhas para colocar na valeta (Pois naquela época a manilha era muito cara e ele resolveu fazer).

Nessa moldura, com altura de um metro e meio, mais ou menos, no formato de uma manilha, cabia nos dois lá dentro.

Coloquei um maderite em cima, tinha avisado minha mãe que estávamos brincando.

Daí eu e meu irmão começamos a fumar, eu sempre olhava para ver se via minha mãe.

Estávamos em lugar fechado, só tinha frestas nas emendas das madeiras onde saia a fumaça.

Eu e meu irmão estávamos passando mal, pois a fumaceira que estava lá, estava dando dor de cabeça.

Foi quando nossa mãe desconfiou, ela viu a fumaça saindo pelas frestas e nos pegou no fragrante.

Deu aquele sermão, disse que eu era um irresponsável, ensinado meu irmão a fumar, falou sobre o mal que o cigarro causa, me deu muitos conselhos.

Eu estava muito arrependido e pedia para ela não contar para meu pai, pois senão ele ia bater em mim.

Ela disse para eu não fazer mais isso, isso era muito feio, eu prometi que sim.

Nessa época minha irmã estava desenhando e pintando, minha mãe me disse:

- Faça igual sua irmã, algo bom, em vez de fumar.

Nesse mesmo dia eu desenhei e nunca mais fumei.

Hoje meu irmão e eu não fumamos, graças a Deus, graças a minha mãe.

Agora não gosto de pessoas fumando perto de mim, até saio de perto.

Também dou conselhos para pararem e conto minha experiência com o cigarro.

Eu só fumei um dia e minha vida é sadia.

Não bebo e não fumo, minha família de mim tem orgulho.

Deixo meu conselho, se querem ser felizes, abandone os vícios.

Sei que é difícil, mas para Deus nada é impossível.

Foi você que começou e só você pode parar.

Essa foi minha mensagem, desejo muita paz a quem ler.

20-06-2007

Maico Oliveira
Enviado por Maico Oliveira em 20/06/2007
Código do texto: T534381
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.