VALTER ALÉM DO BEM E DO MAL

Valter era um rapaz muito feliz, gostava de assoviar, ou assobiar, sei lá ...ele dizia que poderia ser um ou outro, esse menino é de morte...

A afirmação acima não é minha, mas de Lindalva, mãe do rapaz, afinaL de contas, ela mantém seu rebento desde que nasceu, até hoje aos 44 anos...morando com ela.

Esse rapaz, é muito calmo, ele só tem um defeito; para o mundo: É bom. Ih o povo não gosta de gente boa, parece uma tradição.

E Valter é assim, ele é preocupado com o mundo, ele acha que todo mundo é legal, gosta dele, perdoa tudo! que os outros fazem contra ele...

Nunca nesses quarenta e quatro anos de vida, o tal do Valter tratou mal alguém! parece que só uma vez aos cinco anos, ele resolveu pedir ao pai, que lhe desse mais um sorvete, da marca Kibon, e insistiu um pouco, já que ele sempre amara Chikabon....Naquela tarde de verão ele chorou um pouquinho...


Na verdade ele queria tomar mais de dez picolés daquele tipo, mas não dava para o seu pai comprar: Os anos eram de chumbo: 1971 e o guri vivia dividindo as atenções e os tostões de seus pais com mais três irmãos.

...Bem hoje ele continua morando no Catete, seu pai infelizmente morreu, e a mãe continua costurando, bordando, fazendo bolo, salgado, brigadeiro, tudo isso para ajudar nas despesas que em tempos de crise, e como diz Lindalva - Crise nada, crise pra nós néscios, para eles é dinheiro no bolso, e muito roubo...


Um dos passatempos preferidos de Valter é olhar é procurar libélulas; algo bem raro em tempos de alta poluição, o homem ama os animais, isso é ótimo, porém ele não sabe o quanto o mundão mudou, o quanto o amor esfriou, e a nova sociedade estabelecida, ama mesmo é uma boa droga, ou um siliconezinho regado a bumbum na veia...


Seria ótimo se um dia eu pudesse ir embora deste lugar, eu queria muito mesmo, dizia Lindalva ao telefone àsua irmã, e isso falava e costurava um vestido fino para uma cliente estilosa...do outro lado da linha Matilde replicava: Onde está meu sobrinho querido ...já foi caçar "lavadeira"  (nome vulga da libélula).
e a mulher de óculos fundo de garrafa disse: Não ele está aqui, lendo...


Trabalhou o dia inteiro, voltou para casa, almoçou, deixou 100,00 comigo para a despesa de amanhã, e agora foi ler um livro de poemas...e outro de ecologia, sei lá um troço assim...

- Vice mana, o mundo tá perdido mesmo, esse menino ao invés ou em vez  de estar casado, com filhos e netos, nessa idade avançada dele, tá aí, dentro de casa, fez mestrado, doutorado, lê demais, e ama insetos!

   - Sei lá mana, acho eu, que ele ter três graduações, e me ajudar, ser bom como filho e como cidadão não é NORMAL não? mas enfim os tempos tão de ponta a cabeça...e acho que meu menino cumpre de verdade o significado de seu nome: Comandante de um exército, no caso, dele, de um exército de bondade, e instrução...
Valéria Guerra
Enviado por Valéria Guerra em 30/09/2015
Reeditado em 30/09/2015
Código do texto: T5399875
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.