3 Filhos e 17 Camelos

3 Filhos e 17 Camelos

Um criador de camelos ao falecer deixou como herança 17 camelos que deviam ser distribuídos pelos 3 filhos, conforme estava descriminado no testamento.

Quando o testamento foi aberto, nele constava, sem que se tivesse de abater nenhum dos animais metade do número de camelos deviam ser entregues ao filho mais velho, um terço para o segundo e um nono para o mais novo.

O problema dos herdeiros era como fazer para satisfazer a última vontade do pai ...??

Eram dezassete camelos; como dar metade, um terço e um nono dos 17 animais se não era permitido abater nenhum dos animais ?

É claro que os filhos procuraram encontrar o homem mais erudito da cidade que era um estudioso e um reconhecido matemático.

Ele raciocinou muito mas não conseguiu encontrar a solução mesmo recorrendo aos seus conhecimentos de matemática.

Então alguém lhes sugeriu: "É melhor procurarem alguém que seja mais entendido sobre camelos e menos em matemática".

Procuraram assim falar com o Sheik, homem bastante idoso e sem formação científica, mas com muito saber de experiência feito, em sua longa vida.

Contaram-lhe o problema.

O velho riu e disse: "É muito simples, não se preocupem que eu resolvo o problemas".

Como também criava camelos emprestou um dos seus camelos. Agora eram 18 camelos - e nesta base fez as contas de divisão.

Ao primeiro filho ficou com metade - nove camelos.

Ao segundo coube a terça parte - seis camelos.

Ao mais novo foi-lhe dada a nona parte - dois camelos.

Todos os herdeiros concordaram e ficaram satisfeitos.

Sobrou um camelo que o Sheik havia emprestado para resolver a questão.

O ancião pegou no seu camelo de volta e disse: "Agora podem ir".

Esta história foi contada no livro "Palavras de fogo", de Rajneesh e serve para ilustrar a diferença entre a sabedoria e a erudição.

Ele conclui dizendo: "A sabedoria é prática, o que não acontece com a erudição."

A cultura é abstrata e a sabedoria é terrena

A erudição é feita de palavras e a sabedoria de experiência.

17+1= 18

1º filho 18/2 = 9

2º '' 18/3 = 6

3º '' 18/9 = 2

9+6+2= 17 camelos (está cumprido o testamento)

18 -17 = 1

Sobrou 1 camelo que pertencia ao seu proprietário.

Gualberto Marques
Enviado por Gualberto Marques em 22/11/2015
Reeditado em 28/11/2015
Código do texto: T5457455
Classificação de conteúdo: seguro