Formiga

Saulo era um menino quieto. Observava mais que falava e só falava quando tinha certeza de que havia pensado o suficiente.

Nada comum para seis anos de idade, é certo, mas Saulo não se dava conta que tinha hábitos adultos demais.

Quando o pai saía do banho e era sua vez de entrar no banheiro, sempre queixava-se de uma toalha no chão ou pêlos no ralo. Preferia livros e cruzadas a televisão e videogame, andava com as mãos nos bolsos e reclamava quando ganhava camisetas com escritos em inglês: "por que não em português?".

A mãe achava isso normal, posto que era o primeiro filho, e achava também muita graça ao vê-lo corrigir erros de português na fala da cunhada chata.

No Natal de 2001, resolveram juntar toda a família. Parentes de Barbacena à Caruaru vieram para uma festa alegre.

Saulo limpava a face cheia de marcas de beijos quando se viu no meio de uma roda. Acontece que a cunhada invejosa (sua filha, na segunda série escrevia pior que ele, no pré) havia espalhado a notícia de que ele era muitíssimo inteligente e que qualquer um podia perguntar-lhe coisas. A bisa, sentada numa enorme poltrona, mais uns 15 adultos e todas as crianças estavam de prontidão para testá-lo.

A mãe de Saulo certamente não permitiria isso, mas ela estava ocupada com o resto da família preparando a ceia.

- Saulo, essa é fácil: quem descobriu o Brasil?

- Pedro Álvares Cabral que fora escolhido, por suas “qualidades pessoais”, para chefiar a esquadra que, no dia 9 de março de 1500, após a Santa Missa celebrada pelo Bispo D. Diogo Ortiz, Bispo de Cepta, rumaria para as Índias, passando pelo Brasil.

- E quem criou a Teoria da Seleção Natural?

- Charles Darwin, um naturalista britânico, que iniciou estudos de Medicina e Teologia, mas em 1831 aprendeu bastante de Botânica, Entomologia e Geologia e foi recomendado para uma expedição científica a bordo do Beagle, indo então para Galápagos, onde a teoria nasceu.

Todos aplaudiam Saulo que se sentia desconfortável, afinal, qual era o motivo dos aplausos? De repente a bisa que parecia dormir, perguntou:

- E o que tu queres ser quando crescer?

- Eu? – e pensou por uns instantes - Certamente uma formiga.

Todos se entreolharam, pensaram e perguntaram quase que em coro:

- Formiga? Por quê?

- Oras, porque sim! Uma formiga! Ou não posso ser?

Nessa hora a mãe o pegou no colo, sem saber do ocorrido, e serviu a ele um prato de lasanha com peru, já tudo bem cortado por ela, o colocou no cadeirão e disse-lhe no ouvido:

“Papai Noel já está quase chegando”. Ele responde com um sorriso largo e olhinhos brilhando: “oba!”.

Laís Mussarra
Enviado por Laís Mussarra em 04/07/2007
Código do texto: T551558