De bengala também se alcança o Céu!

Numa certa vila viveram dois homens que foram vizinhos um do outro por longos e longos anos. Os dois viveram experiências de vida bastante diferentes um do outro.

O primeiro homem sempre vivera uma vida regrada, honesta e simples. Quando criança fora obediente a seus pais. Quando adolescente, não se envolvera nas quimeras e loucuras desta fase da vida, porque estava sempre em conexão com Deus. Ia sempre à igreja, e participava das celebrações com alegria. E quando tornou-se adulto, escolheu uma profissão e se formou. Anos depois, encontrou uma boa mulher e se casou. Fora um marido exemplar. Jamais traíra sua esposa. E fora também um pai digno de admiração.

Já o outro homem, enquanto rebelde, vivera sua adolescência e boa parte de seu quase meio século de vida, indisciplinadamente. Fizera muitas coisas erradas. Envolveu-se com muitos problemas. Teve más companhias. Teve vícios prejudiciais incontáveis. Casou-se três vezes, e teve vários filhos. Não conhecia o significado da palavra “fidelidade”. Não ia à igreja, e não desejava conhecer os ensinamentos de Deus. Isso para ele era tudo uma perda de tempo, e sempre dizia: - conhecer a bíblia não mudará o meu modo de pensar” – e desta forma mantinha suas convicções. Quando alguém tentava falar das coisas de Deus para ele, logo ele inventava uma desculpa qualquer e se afastava, porque não gostava nem mesmo que mencionassem a palavra “bíblia” e o nome de Jesus Cristo para ele. Sentia-se ofendido se alguém lhe dissesse que ele estava errado por viver daquele jeito.

Os anos se passaram para àqueles dois homens, estação após estação. Os homens envelheceram. Já com idade madura, cada um já com mais de meio século de vida, ainda viviam em casas vizinhas. E assim, conheciam bem a rotina um do outro.

Aquele que era uma pessoa exemplar, que era um bom filho, bom marido, bom pai, bom vizinho, e um servo fiel de Deus, continuou sendo tudo isso em sua maturidade. Já o outro homem, o rebelde sem causa, o que fazia coisas erradas e não aceitava os direcionamentos da palavra de Deus, esse sim, sua vida mudou completamente! Depois de alguns anos nos caminhos do erro, ele passara a sofrer o resultado de suas más atitudes e indisciplinas dos anos passados. Descobriu-se doente. Fora atingido por algumas enfermidades. Uma delas o atingiu em sua coluna. Ele começou a ter dificuldades para caminhar. Passou a usar bengalas para se locomover. A bengala se tornou parte da vida dele. Dependia dela para ir a qualquer lugar que fosse.

Aquele homem vivera tantas experiências erradas e contrárias aos caminhos retos da vida, que ele já havia contraído várias cicatrizes em sua alma. Também já havia se casado e separado duas vezes! Tanto a primeira esposa quanto a segunda, se separaram dele. Não suportaram viver ao lado dele por ele ser um homem cheio de vícios do mundo. Ele não conhecia verdadeiramente o amor, não iniciava seus relacionamentos afetivos com as mulheres por estar apaixonado por elas, mas as escolhia belas e atraentes o suficiente para causar inveja em seus amigos. Aquele homem queria viver as delícias de uma vida puramente física. Então a beleza física contava muito na hora de ele escolher alguém para se relacionar.

No entanto, após tantos convites insistentes de seu bom vizinho para que ele o acompanhasse até a igreja para ouvir a palavra de Deus, ele finalmente aceitou. Há um ditado que diz que; "Quando você não se converte por amor, se converte após experimentar a dor". Aquele homem passou a viver sozinho com seus problemas de saúde, e uma imensa carga de arrependimentos em sua mente. Por causa de suas más ações do passado, até seus filhos se afastaram.

A partir daquele convite aceito, aquele homem arrependido de seus erros, doente e solitário, sentiu que não era mais o mesmo, Deus havia tocado com a mão em seu coração e em suas chagas, e havia derramado um bálsamo de serenidade em sua alma.

Naquele primeiro dia na igreja, ele se sentiu como um filho pródigo que volta à casa do Pai. Ao ouvir o pregador ler na bíblia os ensinamentos de Jesus, quando Ele, conversando com Nicodemos diz: “Na verdade, na verdade te digo que, aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”, aquele homem sentiu imediatamente um despertar em seu coração. Ele compreendeu que o Senhor falava com ele, e que ainda havia tempo para se transformar em um novo homem e buscar as coisas do Pai.

Aquele homem passou a ir frequentemente para a igreja. Encontrara o amor nas coisas do Senhor. Também Deus concedeu àquele homem uma nova esposa. E esta, a terceira esposa, era realmente a esposa que o Senhor havia escolhido para ser sua companheira. Dia após dia, ele sentia que a amava cada vez mais. Sua esposa o ajudou a trazer seus filhos de volta para casa. Ela o acompanhava em suas caminhadas para a igreja. Ela o apoiava, e era um esteio para ele.

Os dois homens então ficaram velhinhos. Aquele bom homem que sempre seguira os caminhos retos, ficara imensamente feliz vendo seu vizinho antes rebelde, ter a sua vida transformada no amor de Deus. Vez ou outra ele se oferecia para leva-lo para a igreja em seu veículo, mas o homem convertido, o qual passou a ter a referência de “o homem da bengala”, se recusava dizendo que, achava melhor ir caminhando com sua bengala pois assim, meditava pelo caminho.

O tempo passou, e aqueles dois homens morreram no mesmo dia. Muitos diziam que o homem que fora rebelde durante boa parte dos anos de sua vida, iria ser punido severamente pelos tantos anos de vida desregrada que viveu. Diziam também que, o outro homem, o que viveu uma vida correta e disciplinada, iria direto para o Céu.

No entanto, do outro lado da vida, no portão de entrada do Céu, lá estavam os dois homens. Lado a lado, aguardando a vez para entrar, com suas permissões em mãos. O homem que vivera corretamente a sua vida, ao perceber que seu vizinho convertido estava do lado dele, olhou com surpresa e disse:

- Amigo, você alcançou o Céu!! Como você chegou aqui? A minha alma está imensamente feliz porque você foi salvo! – concluiu com alegria. O homem convertido respondeu com maior alegria ainda:

- Amigo, eu descobri que, de bengala também se pode alcançar o Céu! Durante todos os anos enquanto eu caminhava vagarosamente com a minha bengala, eu meditava pelos caminhos sobre todos os erros que eu cometi na minha vida. Eu pedi perdão a Deus pelos meus pecados e procurei não cometê-los mais! Mas eu quero te agradecer meu amigo, do fundo do meu coração e da minha alma. Você foi o melhor exemplo de vida que Deus me deu. Vendo você seguir os caminhos do Senhor todos os dias, eu senti vontade de também Segui-Lo. E a minha esposa, aquela santa criatura que o Senhor escolheu para viver comigo após a minha conversão, foi minha sustentação, porque ela me ajudou a perseverar no caminho de Deus. Com ela eu aprendi o valor do verdadeiro amor. - finalizou aquele homem, agora salvo e em paz.

***

Com a história destes dois homens podemos perceber claramente que Deus nunca abandona seus filhos. Mesmo os mais rebeldes. Mesmo estes, pois ao arrependerem-se de seus erros, são acolhidos pelo Pai.

O Senhor permitiu que aqueles dois homens vivessem sempre próximos um ao outro, porque aquele que seguia os bons caminhos e praticava as boas obras diante dos olhos de Deus, seria o homem que serviria de exemplo para que o outro homem que ainda vivia em pecados e transgressões, pudesse se converter de seus erros.

Também esta história nos ensina que, sem Deus na nossa vida, nós não somos nada! Ela nos ensina ainda que a rebeldia e os vícios deste mundo não são coisas saudáveis para a nossa alma eterna. Somente as coisas de Deus é que são importantes. As coisas do mundo, do mundo são, e no mundo permanecerão. As coisas de Deus, estas sim, são as que iluminam o nosso viver e salvam a nossa alma da escuridão eterna. Os ensinamentos de Deus são luz e vida.