Otimizando o tempo

O sujeito entra no consultório, um senhor com idade avançada, rosto indicando as décadas exposto ao sol, magro, tão coberto de rugas que lembrava o solo árido do sertão onde houvera nascido, muito tempo atrás.

- Doutor, tô com uma tossezinha pra mais de ano, mas eu só vim agora tirar chapa do pulmão porque me trouxeram na marra, eu digo que ainda tô forte e nunca nem faltei no serviço.

O médico lhe pergunta: - O senhor fuma?

- Fumo sim seu doutor, fumo desde bem novo, nunca parei não senhor, nem um dia sequer desde que eu comecei.

- Mas o senhor, na sua idade, precisa parar... - ia dizendo o médico no momento em que foi interrompido pelo paciente.

- Olha só seu doutor, eu na minha idade, preciso mesmo é otimizar o meu tempo. - disse, sem alterar sua expressão de serenidade - E pelas conversas que eu ouvi na sala de espera enquanto aguardava, o senhor também precisa otimizar o seu.

Antes que o doutor pudesse esboçar uma resposta, continuou o velho:

- Essa parte que o senhor me dá um sermão, manda eu parar de fumar e tal, já fizeram minha mãe, minha mulher e meus filhos, e nunca que adiantou, a não ser pra eu acender um cigarro logo depois. Então faça-nos esse favor, prescreva aí o exame que eu preciso e vamos continuar nosso dia, sem repetir o que já foi dito. Se precisar saber alguma coisa, me pergunte.

O médico simplesmente baixou a cabeça, fez a prescrição do exame, destacou-a do bloco e estendeu a mão entregando-a ao velho do outro lado da mesa, que já mostrava sinal de impaciência.

- O senhor compareça ao setor de radiologia e apresente este pedido, pegue o exame e retorne até aqui com ele. Prometo que vou lhe dar o seu diagnóstico, responder às suas perguntas, e apenas recomendar o tratamento mais adequado. Se o senhor vai aceitar ou não, é escolha sua.

Dito isto, acompanhou o paciente até a porta do consultório e chamou o próximo nome da lista. Otimizar o tempo, - pensou - cada um só ensina o que sabe, e só aprende o que quer.

Ricardo Selva
Enviado por Ricardo Selva em 04/02/2016
Código do texto: T5533764
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.