A Quadratura do Círculo-cap. XV

-Perfeito; você conseguiu !

Após um instante de reflexão, falou :

-O círculo é a harmonia universal; quando o homem vai atingir a maturidade e deixar de ser animal?

-Imitando suas atitudes, não é?

-Isso mesmo; o ser humano ainda é animal, tanto é que ainda é violento como eles, mas com uma violência sem razão de ser. A não-viol~encia revela um grau de maturidade enorme e uma espiritualidade elevada. O que prega nossa sociedade?

-A violência, como forma de competição, de individualismo e egoísmo. Mas isso sempre existiu!

-E sempre existiram homens acima disso, elevados, que não propagam a agressão, deixam ela morrer neles. E há povos que atingiram esse nível de elevação.

-Você está sendo romântico!-repliquei. Não se incomodou com isso:

-Essa é a única forma de evolução e superação dos inúmeros defeitos humanos. Vamos voltar...

Chegamos à porta do casebre:

-Muito obrigado! Você me deu uma luz. Quanto lhe devo?-O mundo é sempre o mesmo- pensei.

-O que você quiser. Quanto acha que valem meus pensamentos...?

Abri a carteira e tirei uma nota que coloquei entre seus dedos. Ele se mostrou animado, como se não visse isso há muito tempo. Viu a nota e ficou decepcionado.

-Até mais...

X-X-X-X

Naquela noite, na minha nova “casa”, um pequeno quarto que aluguei, refleti sobre o que me dissera o professor Apolônio. Uma nova luz se aclarou em minha mente; afinal, o ser humano não tinha jeito, mas podíamos fazer a nossa parte e aproveitar a festa.

Voltei lá, na semana seguinte:

-Entre!

Ele estava agachado, lendo uma revista da Mônica; cômico !

-Desculpe pelo ocorrido semana passada; acho que seu trabalho vale...

-Deixe disso; não faço isso pelo dinheiro...

“Sei disso...todos falam o mesmo, mas não dispensam uma graninha”-pensei comigo.

-Estive pensando no que disse sobre a semelhança das ações do homem em comparação com as dos animais; creio que tem razão.- disse, enquanto lavava os pratos de sua modesta choupana. Em cima da mesa uma lata de goiabada.

Ângelo Ranieri
Enviado por Ângelo Ranieri em 15/02/2016
Código do texto: T5544547
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.