O BILHETE

A rotina do velho Caruso era sempre a mesma em todas as manhãs. Ele acordava cedo, penteava o cabelo e ia até à praça. Lá encontrava com os amigos, jogava dominó, além de muitas conversas maliciosas. Na maioria das vezes, o teor destas conversas norteava entre cenas da juventude dos idosos e as conquistas amorosas. Caruso tinha uma memória muita ativa. As aventuras de Caruso na região Norte nunca foram esquecidas. A empreitada dele nesta região durou até o fim do ciclo da borracha. Após este período, o então jovem seringueiro voltou para a sua pequena Osvaldópolis. Esta cidade era muito pequena, , mas receptiva aos visitantes, porém não disponibilizava emprego para os seus habitantes. As poucas ocupações disponíveis eram sempre as mesmas na prefeitura, cartório e uma pequena farmácia. Por isto os seus habitantes migravam para outras regiões do país. Quando retornou da região Norte Caruso casou-se com uma jovem muito tímida e educada. Mas a moça faleceu apenas dois anos após o enlace. Após a morte da esposa o seringueiro não se relacionou com mais ninguém. Agora aos setenta anos sentia-se sozinho, morava em um quartinho de apenas um cômodo e fazia a própria comida. A sua roupa era lavada por uma vizinha muito solícita para com o velho solitário. O seringueiro não fez fortuna alguma em suas aventuras no Norte. Mas quis o destino que ele se deparasse com a última chance de enriquecer na vida. Ele achou um bilhete premiado embaixo de uma árvore na praça da cidade. Caruso conferiu todos os números, e o valor do prêmio. Diante desta boa notícia, ele fez muitos planos. A compra de uma casa seria o primeiro investimento, um carro novo, e roupas novas. Um sonho que iria realizar também era a compra dos famosos charutos cubanos. Tudo isto eram planos para a realização doa sonhos de um velho seringueiro. Após estes devaneios o velho Caruso guardou o "passaporte dos seus sonhos" no bolso de sua calça surrada. Ele pendurou-a no cabide da porta dos fundos de seu quartinho e foi foi dormir na rede. Mas o improvável aconteceu naquela tarde. A sua vizinha resolveu lavar todas as roupas do velhinho, inclusive a calça com bilhete premiado. E assim os sonhos de Caruso se despedaçaram no tanque velho e ensebado daquela vizinha tão bondosa.

Levi Oliveira
Enviado por Levi Oliveira em 29/05/2016
Código do texto: T5651112
Classificação de conteúdo: seguro