Quem foi Joaquim?

Em uma província muito distante, morava um garotinho chamado Joaquim. Ele tinha muitos irmãos, entretanto, todos eram mais velhos e desta forma ele se sentia sozinho na hora de se divertir. A cidade era pacata e não havia problemas em brincar na rua, seus pais até deixavam.

Joaquim tinha um bom coração, ele sempre estava preocupado em agradar as pessoas à sua volta. Frequentemente o garoto se deparava com jovens maldosos que queriam se aproveitar da sua bondade, mas ele se afastava dos malfeitores e buscava sempre estar perto de pessoas honestas.

O tempo passou e o garoto se tornou um homem e isso não o fez desviar de seus bons princípios. Permanecia educado, se importando com sentimentos alheios.

Tinha muitos conhecidos, porém, poucos amigos. Era atencioso com as pessoas e isso nem sempre era bom, muitas vezes esses conhecidos o considerava um amigo confidente, o procuravam para ouvir seus pensamentos conturbados e não importava o quanto Joaquim estava entristecido ou sobrecarregado, estava sempre disposto a ouvir e aconselhar.

Joaquim era humano, tinha momentos de tristezas e momentos em que a dor batia no peito e os seus olhos refletiam toda a angústia de seu coração e era nessas horas que olhava para o lado e não via amigos, nessas horas a sua única esperança era o autor de sua fé. Mesmo nesses momentos, todos o viam feliz e achava que Joaquim não tinha problemas, eram insensíveis para perceber que dentro de seu peito havia um coração que clamava por socorro.

A vontade de viver era intensa, a busca pela felicidade era constante e por diversas vezes, devaneava situações para aliviar o fardo da vida sofrida.

Assim foi a vida de Joaquim, homem que lutou bravamente para ajudar o próximo e não teve um troféu por isso. Foi mais um herói desconhecido, homem de caráter não reconhecido nem mesmo entre os tais "amigos".

Essa história leva os mais comuns mortais a pensar que seria bom agir como Joaquim, fazer o bem e não esperar o reconhecimento, mas é uma história que mostra muito mais. Seja atencioso com seus semelhantes, olhe a necessidade do seu próximo, tente reconhecer cada atitude do ser humano, se importe com o sentimento das pessoas. Ás vezes, elas podem estar gritando por socorro e você pode não ouvir. É bom cuidar do próximo, é bom se sentir bem e fazer com que os outros se sintam bem. A verdade da vida é uma só: todos querem se sentir amado, cuidado, protegido e querem saber que é importante para os outros.

André J Santos
Enviado por André J Santos em 21/06/2016
Código do texto: T5674201
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.