FACTÍVEIS E IMPONDERÁVEIS

Vivemos mais no imponderável que no factível. Enquanto a surpresa de um arrebata e apaixona, o automatismo previsível do outro produz rotinas insuportáveis. O factível exige estudos e projetos para ser realizado, o imponderável acontece sem controle. Chega na nossa vida não porque queremos, mas porque precisamos que ele se realize, sem medir as vantagens ou prejuízos.

Meditava nisso ontem, passeando pelos canais de TV, até encontrar o jogo de futebol prestes a começar entre o poderoso Boca Juniors, da Argentina, e o desconhecido Club Social y Deportivo Independiente, do Equador, chamado de Independiente Del Valle, talvez porque patrocinado pelo suco, não sei. Certo é que o nexo causal lembrou-me de ter comprado o tal suco, impelindo-me para a geladeira.

Sorvendo com pachorra a bebida, considerei que era factível a derrota e imponderável a vitória do time do suco. Após noventa minutos, o imponderável, Del Valle 3 x 2.

O resultado levou-me à lembrança do Ismael, um amigo da vida, e o seu imponderável, narrado com todas as sutilezas. Surgiu nele uma infestação de oxiúrus, automedicando-se com todos os “dazóis”, sem sucesso. Conversando certo dia, disse-lhe que esses bichinhos eram muito mal intencionados e preservadores da sua espécie, tendo o hábito de passear à noite lá na entrada, depositando os ovos. Se coçar e levar a mão à boca, nova contaminação. Agradeceu a informação, ressalvando a minha maldade. Entrada não, disse, saída. Rimos, indo cada um para o seu lado.

Meses passados, encontrei-o novamente. E aí? passou? Passou, graças àquela conversa. Lembrei que a mulher foi embora, mas deixou lá em casa uma caixa de remédios, dentre eles uma pomada ginecológica fedorenta, que quando ela usava, suspendia-me das atividades horizontais. Pensei, continuou, apesar do lugar onde esses bichinhos costumam passear não ter melhor odor, passando a tal pomada lá na saída, ao sentirem o cheiro repugnante, voltarão, voltando, não porão os ovos, não pondo os ovos, a densidade demográfica deles cairá paulatinamente, até a extinção. Foi assim que acabei com a raça deles. Rimos novamente e fomos cada um para a sua atividade.

Caminhava e ria, pensando no imponderável do Ismael. E se ele encontra alguém com infestação de oxiúrus?

JOSE ALBERTO LEANDRO DOS SANTOS
Enviado por JOSE ALBERTO LEANDRO DOS SANTOS em 15/07/2016
Código do texto: T5698487
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.