ERA DIMANHÃZINHA...

Era de manhãzinha

E lá vem Coelho de Bota roçando o capim com as canelas tortas, na cabeça o chapéu de palha, camisa xadrez de cor escura abotoada até na goela, no ombro a enxada, na boca o seu fiel charuto que nunca largava e quando não estava na boca estava guardado na orelha.

Recebeu esse apelido pela forma que andava e resmungava, seu nome verdadeiro Honório Silva, mas pra todos ele era o Coelho de Bota.

Ao chegar á porta era sempre assim o velho Leonel sentado na varanda deitado na rede u sentado na janela como ele gostava muito, Coelho de Bota colocava a enxada no chão e dizia:

- Bom dia compadre eu já estou indo pra luta, donde começo a capinar o mato, lá naquele lado do curral tá mais precisando o mata-pasto cresceu tanto que engoliu o caminho, até o gado se tropeça , mas o capim tá rasteiro precisa ter cuidado para só bater a enxada na raiz da praga do mata-pasto. E continuava destrambelhado a falar com sua voz rouca e pigarreando efeito do cigarro, o corpo atarracado com aquela cor de jambo e olhos claros, mas antes compadre vou ver a comadre e tomar um cafezinho pra forrar o estômago e seguia em direção a cozinha.

O velho Leonel patrão de Coelho de Bota nem tempo tinha de responder diante do atropelamento da conversa dele.

E logo volta da cozinha a caneca de café com leite fumegando numa mão e na outra um belo pedaço de bolo, senta ali no chão alto da varanda e começa a engolir com ansiedade como era seu costume comer com a maior gula, os farelos iam caindo enquanto os pintinhos ficavam beliscando, mesmo com a boca cheia ele continuava tagarelando falava de tudo que encontrou pelo caminho. O café terminou, as horas passavam o sol muito quente e nada dele se manifestar em ir para o seu trabalho.

O velho Leonel perdia a paciência e dizia:

- Todos os dias é assim você chega e fica amassando o tempo, daqui a pouco já quer voltar reclamando do sol quente e porque não pega no serviço ainda cedo?

Coelho de Bota concordava, mas antes dizia:

- Vou á cozinha acender meu charuto e já vou pra lida. E assim seguia com seu jeito jocoso quase parando.

irá rodrigues
Enviado por irá rodrigues em 03/09/2016
Código do texto: T5749090
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.