Meu pé de tamarindo encantado

MEU PÉ DE TAMARINDO ENCANTADO

Era uma vez um lindo pé de tamarindo. Não era um pé de tamarindo qualquer. Era um tamarindo encantado; uma frondosa árvore que acolhia além dos pássaros, crianças com muitos sonhos, pais cheios de orgulho, professores com mil ideias na cabeça e bastante amor no coração.

Ao entardecer, o pé de tamarindo acolhia seus amigos e com encantamento dava brilho à vida de todos. Os pássaros cantavam alegremente celebrando mais um dia distante das gaiolas, a criançada se reunia para ouvir as histórias contadas por seus pais; histórias de assombrações, terror e contos de fada. Os pais sempre queriam impressionar os meninos com as aventuras de vencedores, as mães querendo tocar à alma feminina com as histórias de príncipes e princesas, e assim iam vivendo suas vidas com alegria.

O tempo foi passando, e aquela árvore cada vez mais bela: verdejante, até mesmo sem chuvas. Galhos que cresciam com toda força, dando uma sombra acolhedora. Quantos ninhos foram feitos ali... uma árvore símbolo da vida, da amizade e da infância de muito gente. Tamarindo que ouviu risadas, gritos, choros, cantigas de roda e até mesmo o silêncio de muitos!

Hoje, o tamarindo encantado continua recebendo visitas. Sabe de quem? Daquelas crianças, agora jovens! Jovens tão cheios de sonhos, de alegria que aprenderam com seus pais quando contavam aquelas historinhas. E os pais, onde estão? Alguns bem idosos já não caminham até ali, outros já falecidos. Mas dizem os moradores de lá, que sempre ouvem em tardes bonitas de inverno algumas risadas e até vozes, há quem diga ainda que já viu uma senhora contando histórias para os pássaros. Clarisse, uma criança da época, já viu que em noites enluaradas aquele pé de tamarindo fica muito bonito, pois fica iluminado com pontinhos de luz. Não se sabe ao certo se são os olhos dos contadores de histórias, ou poemas emocionados que os professores deixaram por lá.

Ao redor daquela árvore o mundo é bem mais bonito e gente de todo lugar espera o tempo certo para colher as sementes e regar em sua casa um pé de tamarindo encantado.

Autora: Lúcia Teixeira.

Lúcia Teixeira
Enviado por Lúcia Teixeira em 17/09/2016
Código do texto: T5763843
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.