Quer casa? Trabalhe!

Conversando com uma funcionária, moradora em um dos conjuntos de prédios do Cingapura, não contive a indignação do que eu já sabia por outras pessoas de comunidades como a do Heliópolis, a maior favela da América Latina, onde fiz trabalho social por alguns anos e os moradores dos infinitos prédios sociais construídos pelo governo, me diziam...

Os moradores das comunidades entram em filas para adquirir suas casas pelo governo, ao qual eles pagam uma pequena quantia, mais ou menos até mil reais, parcelada e como podem, até quando sai a casa ou o apartamento esperado e depois até deixam de pagar morando gratuitamente... O pior é que isso é uma máfia, sempre tem os "quem indica" e os privilegiados na frente. Depois de estarem morando no imóvel entram novamente na fila em outro lugar usando o nome de algum parente e começam tudo outra vez, até conseguirem uma nova moradia... E assim por diante.

Ela me disse que a vizinha dela tem três moradias na qual uma ela mora, pois é bem centralizada, a outra ela aluga e a outra virou casa de veraneio, pois é afastada de São Paulo. Pode? Sem contar que ela é viúva com boa aposentadoria e recebeu indenização pela morte acidental do marido em serviço.

Aí então descobri que o mesmo acontece com a cesta básica e o Bolsa Família, diz esta minha funcionária que as pessoas do Cingapura onde ela reside pegam a cesta básica do lado de lá da avenida, que é o bairro da Saúde, e do outro lado, que é o bairro do Jabaquara, e fazem o mesmo com tudo o que é oferecido pelo governo desde leite, remédios etc. É o famoso entrar na fila várias vezes...

Eu, particularmente, cansei de ver mulheres só tendo filhos e engordando em casa esperando tudo cair do céu, e ainda por cima não ter o mínimo de higiene ou educação transformando sempre os filhos em aprendiz de vagabundagem e desrespeito com todos.

Lógico que existem os que realmente precisam e que a meu ver são poucos... Estou lembrando dos meus tempos de criança em que não existia nada destas ajudas de governo, a não ser a escola pública que, aliás, eram as melhores e que o cidadão tinha que comprar seu terreninho em “Chimbica da Serra”, longe de tudo, e construir sua casinha sem reboque e sem piso e ir morar, pois era a única forma de fugir do aluguel, mas tinham que pegar o trem e andar muito para chegar ao trabalho saindo às 4h da manhã como fazia minha mãe e meus vizinhos para criarem dignamente seus filhos...

Hoje, só se vê centenas de desocupados fechando avenidas importantes para pedirem moradias, e o pior é quando o governo constrói moradias dignas com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, mas o lugar é longe, ninguém quer ir, eles dizem que é longe, querem tudo pertinho e escolhem... Eu e milhões de cidadãos tivemos o exemplo dos nossos pais trabalharem duro e comprar seu terreninho bem longe e fazerem seu cantinho, tijolo por tijolo, com água de poço, sem luz e com muita dignidade...

Gostaria definitivamente que estas baboseiras políticas de "casas para o povo" acabassem e virassem "emprego para o povo". Dar emprego e nada mais, pois até trabalho este pessoal que ganha tudo do governo rejeita.

Você não consegue nenhuma destas mulheres de comunidades para te fazer uma faxina ou passar uma roupa e nenhum dos homens para pintar uma parede ou arrumar uma calçada ou um jardim, e o mais revoltante é que eles criam os filhos sem nenhum exemplo de trabalho e honestidade... Por isso nossos governantes tem que acabar com estas manobras políticas e acordar para a realidade, se milhares de pessoas precisam... Milhões estão mamando sem necessidade.

Quando todos souberem que governo não dará mais moradia a ninguém, aposto que acabarão estas passeatas sem limites de vândalos e cada cidadão terá que ter mais consciência e responsabilidade com seus atos. Todos terão que trabalhar para comprar seu terreninho em “Chimbica da Serra” e levantar sua casinha aos poucos com ajuda de suas companheiras e dos filhos, a medida que crescerem e seguirem o caminho de trabalho dos pais, e tem o mais grave: só tenham os filhos que puderem criar! Hoje não tem desculpa para se parir um filho atrás do outro com tantos esclarecimentos e métodos contraceptivos e também acabar com a pouca vergonha de achar que é só fazer o filho e depois o governo é quem deve criar...

Walquiria
Enviado por Walquiria em 30/09/2016
Reeditado em 25/04/2017
Código do texto: T5777010
Classificação de conteúdo: seguro