Falta de cidadania ou educação???

Andando de metrô em direção a estação São Bento quase no centro de São Paulo fui presenciando durante o trajeto alguns gestos de cidadania... Vi um rapaz se levantar e ceder seu lugar a um idoso, ao lado de uma jovem que fingia dormir para não correr o risco de ter que fazer o mesmo, pois o trem estava lotado. Nas paradas das estações vi em apenas em uma delas uma mulher deixar um homem deficiente entrar primeiro... fui prestando atenção nas pessoas mais jovens que estavam sentadas nos assentos preferenciais, com um cinismo total nos semblantes sem sentir nenhum constrangimento de estar ali sentado.

Começo a meditar a diferença em educação e cidadania e chego a conclusão que ambas tem raízes profundas e vem de antepassados e pais que souberam educar... Antigamente nas escolas quando o diretor entrava na sala de aula todos se levantavam e respondiam aos cumprimentos de bom dia ou boa tarde, acredito que era o começo da educação e respeito tanto para quem comprimentava quanto para os que respondiam

Família era algo importante para nós. Missa aos domingos era obrigatório, talvez por isso se crescia temente a Deus e respeitando os mandamentos. Depois o almoço de domingo ,que muitas vezes eram em casas de tios, tias ou madrinhas pois se preservava a família incluindo os parentes, a convivência com primos e primas nos dava a sensação de uma enorme comunidade na qual todos pertenciam e se respeitavam

No boletim escolar até se admitia uma nota um pouco mais baixa em alguma matéria, mas em EDUCAÇÂO ou COMPORTAMENTO era obrigado a ter nota 10 Infelizmente a muitos anos foi abolida esta "matéria" do Boletim Escolar, parece que hoje em dia ela o não tem nenhum valor para a escola para a família e para as nossas crianças...

Todos os dias me deparo com a falta de cidadania e de educação nas pessoas que são nossos vizinhos ou que caminham pelas ruas e até mesmo as que nos cercam no trabalho e na família... Vejo nas ruas a falta de respeito ao trânsito, aos pedestres e aos motoristas entre eles próprios, Morar em condomínio exige que se cumpra normas de convivência pacífica e a de que seu direito acaba quando começa o do outro e que todos tem direitos e deveres iguais.

Tenho desprezo por pessoas que não praticam a cidadania e são mal educadas no seu dia a dia... não consigo admitir grosserias gratuitas ou alguém que está sempre querendo levar vantagem passando por cima das normas de um estabelecimento Confesso que as vezes a gente tem alguma dificuldade em agir com gentileza perante alguns atendimentos caóticos que nos cercam, mas a educação nos permite conversar sem gritar ou dar escândalos gratuitos a um atendente que é apenas um funcionário e não o dono das leis.

Eu particularmente me sinto muito feliz em ser ponderada, educada, e gentil com todos sem descriminação, e fico chocada quando presencio no meu dia a dia estas ignorâncias sem limite de uma grande parte da população e dos seres humanos mal educados... Acho que se tivesse uma prova com questões de cidadania para ser respondida, poucos passavam e se tivesse premio para a falta de educação milhares ganhariam...

Walquiria
Enviado por Walquiria em 10/10/2016
Código do texto: T5787331
Classificação de conteúdo: seguro