São Paulo nossa cidade!!!

Quem esteve em qualquer rua ou praça do centro de São Paulo nestes últimos anos sabe do que eu estou falando... A Praça da Sé, o Marco Zero da nossa cidade, o cartão-postal, com aquela centenária e deslumbrante Catedral da Sé, virou um antro de desabrigados, drogados, trombadinhas, trombadões de menor, pedintes bêbados, etc. O lixo apodrece ao lado dos mendigos deitados em cobertores imundos e fétidos pela urina que escorre em todos os cantos da praça.

É humanamente impossível circular nesta praça sem ter que prender a respiração e olhar para todos os lados com um medo abominável dos que ali se instalaram... Entro na Catedral e não consigo me concentrar na fé, ou agradecer a Deus pela pessoa que sou. Os olhos tristes e parados daquela criança no colo da mãe pedinte que vi lá fora não saia mais do meu pensamento... Saí muda e com o coração sangrando... Nem mesmo agradecer a Deus consegui.

Pouco tempo depois minhas netas adolescentes fizeram um tour com os professores do colégio pelo Centro de São Paulo e pontos turísticos principais para um trabalho de equipe. Nem preciso falar da decepção e da tristeza que elas me narraram por onde passaram... Elas estiveram no Mosteiro de São Bento e lembraram que eu e o meu ex-marido íamos sempre à missa aos domingos para assistirmos aos padres beneditinos cantarem seus "Cantos Gregorianos", que são lindos; mas de uns dois anos para cá apenas ele é quem vai às vezes e eu não tenho mais coragem e nem estômago para ver e sentir o horror que virou a Praça e Largo São Bento, onde a Igreja está cercada por grades e junto a elas o horror a céu aberto continua...

Recordei que quando o Papa veio para o Brasil, ele ficou por uma noite no Mosteiro de São Bento, lembro que pintaram de cores fortes e chamativas as paredes dos prédios em frente onde o Papa teria visão da janela de onde ficou, pintaram o chão da praça e a encheram de vasos com flores da época, vermelhas e amarelas, e o pior, ou melhor (nem sei mais) tiraram todos os mendigos e moradores de rua do local, lavaram tudo com aquelas mangueiras de alta pressão e perfumaram as entradas do Mosteiro. Mas esta alegria ou maquiagem durou muito pouco, depois de uma semana tudo voltou ao seu estado de um profundo abandono...

Eu particularmente não quero mais voltar a ver o Centro de São Paulo, só se precisar muito por algum grande motivo... Passava de carro pelas laterais do Mercado Municipal quando ia passear na casa do meu filho nos finais de semana e me perguntava o porquê de tantas montanhas de detritos e carreteiros despejando sobras nas esquinas e me enojava com a sujeira do local a volta inteira do Mercado. O ano passado meu filho se mudou e eu não preciso mais passar por esta abandonada região, que já foi um grande ponto turístico.

São Paulo, a nossa cidade, está destruída pelas drogas, sujeira, violência, e pela desigualdade do ser humano... Cada vez mais os jovens se consomem pelo vício, os alcoólatras pelas bebidas e as crianças pelo abandono... As pessoas viraram bichos, jogadas ao relento, sem pudor, sem sentimentos e sem alma... E eu apenas consigo chorar por dentro calada... Assistindo à dor e ao lamento de tanto infortúnio e tanta tristeza...

Walquiria
Enviado por Walquiria em 13/10/2016
Código do texto: T5790462
Classificação de conteúdo: seguro