O tempo passou...

Hoje acordei tentando fazer o meu caminho de volta... a vida passou como um flash em minha frente e eu me senti se desintegrando... Olhei para trás e senti um passado imenso com uma infância turbulenta e cheia de recordações pequenas de momentos felizes e muitas recordações grandes e sofridas da minha mãe para criar todos os filhos sozinha e com tanta dedicação...

Parecia uma cortina imensa de areia que ia se desintegrando a minha frente e eu me assisti em todos aqueles anos e senti um aperto tão grande em não ter sido uma pessoa muito melhor do que fui e um lamento profundo se instalou dentro de mim, retratando coisas ou atitudes que eu poderia ter tomado ou ter feito muito mais e melhor em determinados momentos da minha vida e eu não fiz...

A experiência da vida vai nos ensinando como em uma grande escola da qual eu sinto que fui melhorando de nota cada vez mais... sinto que ao passar de tantos anos eu me formei em gentilezas, em amor, em compreensão, em aceitação do outro como ele é, e sigo na íntegra dois mandamentos únicos ,"Amar ao teu próximo como a ti mesmo" e " Não faça com o outro o que não queres que façam com você" e assim sigo feliz...

Queria ter sido a melhor filha do mundo, queria ter sido a melhor irmã, a melhor amiga, a melhor sobrinha a melhor prima, a melhor vizinha... queria ter passado por todos aqueles caminhos que passei, deixando um vazio de saudades nas pessoas que me rodeavam e que fizeram parte de toda a minha caminhada na infância, na juventude, e quando mais adulta cheia de planos e sonhos...

Depois que me casei, tive vizinhos em diversos lugares que morei, mas apenas duas amigas vizinhas ficaram morando em meu coração e não saíram mais... e duas amigas de juventude que também moram definitivamente dentro de mim. A gente até se fala muito raramente e de vez em quando, mas sabemos que se um dia precisarmos por qualquer motivo, a gente atravessa o planeta para se ajudar, disso temos certeza!!! Outras tantas pessoas passaram por mim e eu por elas , sem nenhum laço maior afetivo, mesmo assim as vezes me lembro delas e tenho saudades...

Enfrentei tantos problemas diariamente e passei por tantas aventuras e desventuras, que a vida passou como num suspiro, e eu tenho apenas pedaços de recordações aqui e ali, que agora eu tento as vezes juntar como peças perdidas de um quebra cabeça da vida... Foram nascimentos, pediatras, hospitais... foram tantos aniversários tantas reuniões escolares e tantas festas... foram viagens, natais e tantos anos se findaram e outros que começaram... Teve batizados, primeira comunhão, formaturas, festas de debutantes e depois noites intermináveis esperando os filhos chegarem nas madrugadas, e as vezes nem chegavam...

Depois os casamentos... Meu Deus!!! já estão se casando... e eu nem imaginava o quanto tudo seria mais veloz depois disso... Os netos, os aniversários, as viagens, e tudo se repete outra vez, e eu aqui voltando a trilhar os mesmos caminhos, as mesmas angústias os mesmos prazeres... Mas agora eu sei como é o final de cada história, eu sei como agir diante de uma tempestade sem perder a calma... agora eu vejo tudo com os olhos do coração e da alma, e os olhos da razão ficam quietinhos dentro do peito, sabendo que a minha razão não são iguais das pessoas que me cercam...

Depois de tantas décadas, eu cresci, e comigo cresceu a sabedoria e o amor ao próximo sem distinção... agora que só tenho sentimentos tão bons, tão solidários e tão seguros. Olho para trás e sinto muito o tempo da minha vida em que eu apenas corria e socorria a tudo e todos por tantas décadas... era tudo no automático sem colocar o coração a ternura e o afago na frente de tudo... eu não tinha tempo!!! Sinto tanto o tempo que eu não pude parar para ver ou viver aqueles momentos ou aqueles anos todos... e agora ele passou...

Walquiria
Enviado por Walquiria em 21/10/2016
Reeditado em 05/04/2017
Código do texto: T5798725
Classificação de conteúdo: seguro