Bobie : um youtuber descolado

O Bobie escolheu um script bem legal para apresentar no seu canal do youtube no domingo: O nome do quadro era Caindo no buraco di boa. Se passava na rua onde cobria-se a calçada com um piso falso de cascalho e quando os transeuntes passavam inocentes pelas calçadas literalmente desabavam nos buracos. Essa suposta brincadeira não tinha graça, porém, era o sucesso do momento. Fazia os jovens ligarem frenéticos para o programa em meio a crises de risos.

As crianças adoravam o Bobie, mas não pense que falo do sorvete, não, é do rapaz de 13 anos que era o fenômeno das redes sociais. Ele passava metade da semana indo aos Shoppings para fazer merchandising para marcas de tênis esportivo, calça jeans, géis de passar em cabelos lisos, aparelhos de depilação e maquilage. Bobie se expressava com desenvoltura sobre políticas de gênero, feminismo, escolas sem partido e sobre ações sociais de ONGS e OSCIPS. Se considerava quase um douto em Sociologia por ter lido um único livro do gênero, chamado Vigiar e punir (FOUCAULT).

Na outra semana, esse garoto pretendia abrir um debate no seu canal sobre curiosidades, tais como: como acender uma caixinha de fósforos em invernos rigorosos? Qual dos objetos se lançados chega primeiro ao chão – uma tonelada de água ou mil quilos de algodão? Quem era o comentarista mais articulado da semana Adnetis ou Pornochanchad ? Quem ganharia mais premiações na música Brasileira no intervalo de 20 anos Reiberto Carlos ou Anita Cadilac ? Enfim, coisas muito leves, sutis, pacificas, amenas, amanteigadas que foram comentadas por artistas, filósofos e analistas políticos durante a semana, passariam seguramente por seus comentários matutinos no seu programa.

Todos estavam politicamente corretos e apreensivos pelas novidades que um novo Governo voltado mais para os jovens anunciava: pistas de skate e patins construídas nas praias, bebida alcoólica para quaisquer idades, fliperamas imensos onde se apostavam até o valor máximo de R$ 20,00 ao dia, legalizados e sobretaxados pela Receita, e muitos fogos de artifício vendidos em todos os bairros para comemorar todo domingo o jogo de futebol vencido ou perdido. Eram maravilhosas as pretensões juvenis: casamento poligâmico, lua de mel em Dubai ao custo de ir visitar uma praia de Copacabana, sorvetes artesanais vendidos a quilo com confetes e ainda picolés de paleta em todos os pontos de ônibus, recheados com avelã, leite condensado e pistache. O youtuber mirim toda semana precisava bater uma mínima meta de 245.000 pessoas que visitavam seu canal, porém, ingenuamente ele não fazia ideia de que seus ensinamentos era o tipo mais recente de projeto pedagógico – a educação do insight, ou seja a predominância do improviso.

Vinicius Santana
Enviado por Vinicius Santana em 22/10/2016
Código do texto: T5799380
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.