'' ESTAVA TÃO ABORRECIDA QUE.....

....levantei do sofá e fui até a janela para o mundo lá fora espiar...era manhã de domingo, logo cedinho, estava meio que friozinho, ar gostoso de respirar, dei uma '' fungada'' boa e funda, o ar gelado encheu meus pulmões , o sino da matriz, lá longe, chamando o povo para a missa das oito e vi dona Didi ( o nome dela é Deise mas dizem que desde que nasceu é Didi, foi a irmã mais velha, dois anos a mais, que a apelidou, e por não saber falar Deise dizia Didi, e Didi ficou..coisa curiosa né gente? colocamos nomes lindos nos filhos e depois os chamamos por apelidos...eu sou Amelia mas todo mundo me chama de Melia, tiraram o A sem dó e muito menos piedade e pior, nem me perguntaram...quireiva!!), e então como eu contava, lá vinha dona Didi subindo a ladeira.

Dona Didi nasceu lá no fim da rua em uma casa que ficava no meio de uma chácara, a cidade ''ispichou'', cresceu, o bairro expandiu, lotearam tudo, e tudo virou rua que sobem e descem por estas montanhas, eu moro no topo, duas casas para a esquerda já começa a ''descidona'' da ladeira esquerda....treis casas para a direita e a rua vira um tobogã...quando chove!!! mamma mia!!! ..antes eram os paralelepipedos que pareciam sabão, agora com o asfalto...cacetada!!

E dona Didi vinha subindo, arfando coitada, quase sem fôlego, mas vinha e ia 'a missa...se ia, ia sim, todo domingo ela vai, diz ela, até morrer...linda!!! e dona Didi é vaidosa que só vendo, como eu vejo eu escrevo, já está nos seus sessenta e seis, gordinha mas pinta as unhas, se maquia bem bonitinha, usa calças compridas para ninguem ver nada de pernas de peles secas, estrias e outras ''feiuras'' e usa tambem blusas sempre cobrindo os ''braços pelanquentos'' e disfaçando os quadris largos, e a marca resgistrada dela agora são os cabelos pintados de vermelho cajú, ficou linda mais ainda, a côr dos cabelos combina bem a pele branquinha dela...uma gracinha!!!

Dona Didi vive sorrindo, vive de bem com a vida, já sofreu muito na vida mas tira de letra o sofrimento e toca a vida numa boa, e ao me ver na janela '' escancarou'' mais ainda seu lindo sorriso e já de longe me acenando e veio vindo, rindo...parou para dois dedos de prosa e nestes dois dedos de prosa foram muitas e muitas fofocas gostosas, da familia, dos filhos genros e noras, dos netos, dos amigos e dos vizinhos e eu tambem fofocando com ela dos meus namorados, do meu grande amor que foi ele que ontem no sábado me aborreceu tanto, mas tanto que dormi no sofá, ela rindo, eu quase chorando de raiva e no final o sino da matriz de novo batendo para a ultima chamanda e nós duas ali na fofoca gostosa que dava gosto de se ver..ela se foi, rindo e de vagar, tem que ter cuidado para agora descer a ladeira esgorregadia, credo!!!....fiquei na janela olhando para o nada, olhava para um lado, nada...olhava para o outro lado, nada...que coisa!!!

Ouvi um '' vummmmm''....pronto!! lá vem Daniela, a loira ''tesão'', que é como os lobos bobos aqui da rua dizem sobre ela, tontos!! e lá vinha Daniela com seu carrão esporte subindo forte a ladeira, vinha do lado do centro da cidade..de onde será que vinha?, me viu, parou o carro, me acenou e me perguntava por que eu não havia ido na balada esta noite...os lindos perguntaram por mim, dizia ela que Ernesto, o garanhão quarentão ficou louco e me ligou várias vezes e eu sabia que era verdade, vi as ligações mas não atendi...eu lhe disse que meu eterno amor tinha vindo para minha casa e porisso não pude ir..ela acenou e se foi....fiquei de novo olhando o nada.

Passou um casal de meia idade, ele falava alto e gesticulava, ela retrucava alto tambem...de onde vinham e para onde iriam? acho que para alguma igreja, vai se saber não? hoje em dia uma hora se reza, se ora, e em outras se chora...vichiiii!!!

E o movimento foi aumentando, carros, gente, crianças, cachorros...a vida se movimentando, gente rindo alto, e lá no Bar do Zé, lá na esquina, o barulho surdo das bolas de bilhar batendo umas nas outras...plac...plac...e gritos, palavrões e logo logo umas '' mininas direitinhas bem tortinhas'' se achegando, usavam micro shorts e micro blusas e dançavam ao som da musica que chamo de ''musica das minhocas''....já imaginaram por que não? e o cheiro de frango assado, costela de vaca, lombo de porco, que o Zé do Bar assa na maquina e faz rifa...a coisa vira uma festa por lá...e nossa!!! gente!!! já são quase meio dia e eu ainda aqui na janela, de pijama de sêda babydoll , nem os dentes escovei, nem os cabelos penteie, nem café tomei...cruzes!!

Ahhh!! mas valeu, valeu mais que uma aula de psicologia na faculdade, mais que aula de psiquiatria, valeu, valeu sim, valeu por uma aula de '' vida''....se valeu!!!

Ai Ai, como é bom se sentir assim, de bem com a vida, se ''espriguissar'',, se esticar toda e ir tomar meu banho de rainha, me embonecar toda e sair para na tarde passear...sair sem compromisso, apenas ligar o carro e ir ''olhar'' o nada....gente!! o ''nada'' tem tanta coisa para se ver...se tem, tem sim....

Fui.

============================

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 12/11/2016
Reeditado em 16/11/2016
Código do texto: T5821033
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.