O SEGREDO DA PERSISTÊNCIA

O segredo da persistência de um jovem angolano.

2/01/2013

Uma linda tarde, em algures de Viana, vivia um jovem batalhador e muito sonhador, terminou o ensino médio em dezembro e em janeiro fez inscrição nas universidades públicas onde concorreu aos testes mas não teve êxito, um certo dia o jovem decidio procurar um emprego para entrar a universidade privada, foi procurado, procurando sem perder a esperança:

" desistir nunca, nunca mesmo"

Falava o jovem nos seus irmãos.

Certa vez o jovem acordou motivado e reproduziu 10 copias e levou-as também em 10 empresas, perdia a esperança em cada empresa que passava depois de 5 dias chamaram o jovem para uma entrevista, o jovem foi para casa mas com esperança de voltar, no dia seguinte enquanto caminhava para a procura de emprego recebeu uma chamada da empresa onde fez entrevista.

O jovem voltou para casa correndo feliz e contou a família que consegui um emprego.

2 de fevereiro de 2013

O jovem começou a trabalhar e no fim do mês de fevereiro o seu primeiro salário deu a mãe 10 000 kwanzas e o restante foi realizar seu sonho que é, entrar a universidade. A sua mãe antes perguntou:

Mae: filho, ganhas 30 000 kwanzas, a universidade pagas 20 000 e você filho onde vai tirar dinheiro para comprar os livros e roupas?

Filhos: mãe, vou tentar.

O jovem continuou a trabalhar e estudar, mesmo repetindo as mesmas roupas e enfrentando dificuldades.

2014

O jovem tornou-se efectivo na empresa em 2014, o seu salário subiu para 42 000 kwanzas, uma vez que na universidade não paga-se o mês de janeiro e fevereiro, aproveitou acrescer no negocio da mãe que tem ajudado muito a família.

09/03/3014

Segundo ano da universidade

Feliz por alcançar uma meta, o jovem continuou a sua luta, até alcança o terceiro ano em 2015.

Já em 2016, o jovem continua a batalhar para terminar o quarto ano, e contava aos outros o segredo para conciliar estudos e trabalho:

" trabalhar e estudar não é fácil, aconselharia os outros jovens que escolhecem apenas estudar mas não posso dizer isso porque se estivessem no meu lugar, sentiriam necessidade de trabalhar para pagar os seus estudos, não temem as dificuldades que a vida nos ofertam devemos lutar para vencer, e ter fé que nada é impossível".

O jovem passava a mensagem nos outros e assim, todos ficavam mais motivados.

A preção aumentava mas não parou, até conseguir terminar a universidade, mas uma vez ficou triste por não ter valores para defender por falta de dinheiro.

O jovem chegou em casa, e disse a mãe:

Filho:::

Mãe ainda não terminei a faculdade, falta-me defender e custará 300.000 kwanzas, custa-me aceitar que a falta de dinheiro vai adiar o meu sonho, porque que o dinheiro está em todo lugar, tudo que eu devo fazer tem que ser com dinheiro mãe, eu não quero viver mas nesse mundo, não quero mãe.

Mãe:::

Filho, você atingiu uma meta com muito sacrifício, você é um orgunlho para a família, começa a estudar para defender, Deus vai ajudar você filho, se acreditas em Deus, começa a estudar e prepara-se, daqui a 2 dias eu e os teus irmãos vamos assistir a tua defesa.

No dia seguinte o jovem acordou tarde e triste, encontrou uma carta na mesa dizendo:

Estamos a tua espera na escola mano, vem rápido não demora porque o teu grupo é o número 3.

O jovem preparou-se imediatamente, chegou a escola e já estavam defendendo, preguntou ao seu colega ao lado porque não vai defender?

O colega respondeu-lhe que defenderá o próximo mês pois que está juntamdo o seu dinheiro, ele pensou na sua situação e começou a chorar se pergunta do o que tá fazendo nessa sala se nem tem dinheiro para estar aí.

E seu professor chegou próximo do jovem e disse:

Filho, filho falta pouco para a tua defesa, a tua família está bem aí, vem para ve-los, vem filho rápido.

O jovem olhou para o professor e disse:

Eu não tenho dinheiro para pagar a minha licenciatura professor, eu não tenho nada, e o professor olhou para ele e respondeu:

Filho, a tua mãe pagou tudo a semana passada, você não sabe?

Ela pagou tudo mesmo filho, como é possível ela não contar nada? Ah tá já entendo, ela preparou-te essa supresa, parabéns desculpa por desvenda-la agora sabe o que tens que fazer?

Faz a tua parte, defende bem e ofereça um sorriso lindo a sua família, agora vai filho a tua mãe contou-nos que você lutou muito para chegar aqui.

O jovem defendeu e depois de 5 dia a mãe contou ao filho que foi juntando esse dinheiro a muito tempo, na verdade alguma parte ele é quem deu a ela.

O jovem decidiu escrever sua história para motivar os outros jovens que se encontravam na mesma situação, encontrou um outro emprego que possibilitou comprar uma casa para sua mãe, paga o estudo dos irmãos, e vive motivando os jovens a não desistirem da vida.

Ele deixa essa frase:

" decidi caminhar nos trilhos eatreitos da vida, enfrentei a selva escura com a cabeça erguida, em cada passo que eu marcava fui descubrindo que aquela era a minha missão, era a minha luta e que deveria lutar por ela, hoje eu sei que sempreestive na escuridão mas naquela escuridão antes do amanhecer, só não sábia, como descubrir? Lutando ".

Autor: Luís Paulino Militão

Luís Paulino Militão
Enviado por Luís Paulino Militão em 11/05/2017
Código do texto: T5996208
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.