VARIEDADES IRREVERENTES

Meus “streaming”, palavra em moda - pacotes, plataformas, lançamento de recadinhos.

ALBERTINE - Vira e mexe, alguém /tanto escritor ou crítico e também personagens dentro de outros romances, é interessante.../ cita a heroína de *PROUST, que na verdade seria o alter ego (outro “eu”) de um ‘chauffeur’... Muitas emoções: nome citado no livro (ou ao longo da obra?) 2.363 vezes (será mesmo?), para brasileiro é bom milhar. Encarcerada, desejo de posse, fugitiva e morre num acidente equestre, resta a lembrança.

ALEIVOSIA - Traição ou crime cometido com falsas emoções de amizade, sem variações ou avaliações. Sinonímia tradutiva - rotina. A vida é assim, cheia de espantos e surpresas, alegres ou decepcionantes, urbanas ou em regiões muito isoladas, a dois/duas ou a dez - treino é treino, festa é festa.

ANÚNCIO ANTIGO /verdade!/ ERÓTICO LINGUÍSTICO (óleo repelente contra insetos) - Borrachudo agridoce para pernilongo ouvinte invejoso e embasbacado: “Adivinha quem eu tô comendo fim de semana.” Ilustração, ela deitada na areia, super mini biquíni. ‘Se a garota protegesse melhor o seu corpinho, o borrachudo não teria oportunidade de empregar o gerúndio.’

ARIANO SUASSUNA - Geminiano de 16 de junho, daí se explica a teatralidade e a figura do ‘duplo = um só’, por vezes contraditórios: João Grilo /tramoso/ & (nunca versus) Chicó /amigão/ em “O auto da Compadecida”. Grande livro, excelente filme, breve musical.

BIQUINI - Em 2017, 71 anos. Onde? Pesquisa: “Criado em 1946 pelo francês LOUIS RÉARD” (Brasil é solar onde tudo são sorrisos e ultra colorido!). Tão bomba atômica fora de paz, na época, quanto às explosões no atol arquipélago do Pacífico...

BOATOS POPULARES - Aedes aegypti “iniciando” carreira artística. Fácil o próprio povão inventar, mais fácil divulgar. Revolta da Vacina /obrigatória/ (febre amarela!), centro do Rio, novembro de 1904, autoritarismo do governo + desconhecimento popular sobre as causas da doença (mosquito? que mosquito? minha casa ‘não’ tem mosquito...), guerra nas ruas com 30 mortos, 110 feridos graves, 945 prisões, mais de 400 pessoas (os ditos ‘cabeças revolucionários’) enviadas para fora do Rio, de repente virando acreanas. Espalhou-se /boato idiota/ que era pretexto do governo para matar boa parte da população e vacinavam à força mulheres e crianças nas ditas ‘partes íntimas’. Erradicação em 1907. Novas epidemias - 1928, ambiente carioca e em outras cidades do Estado; brasiliana em 2016/17.........

CAIPIRAGEM (périplo?) - Hedonismo singular. Acordar às cinco e meia para aguar plantas antes de pegar estrada para empresa lá looonge, chegar meia hora antes de qualquer compromisso, gostar de rodeios e moda de viola, sentir-se estrangeiro nas grandes capitais......... Será?

CARTAPÁCIO, palavra difícil - Livro grande e velho.

CINEMA AO AR LIVRE - Minha infância “voltou”? No passado, padres e/ou candidatos eleitorais comandavam filmes em áreas e ares livres, fosse para alegrar comunidades carentes de finanças ou na esperançosa expectativa de votos. Modernamente, nas paredes vazias das grandes metrópoles - telas gigantes -, ensaios de futuros filmes a espera de aprovação popular ou películas da moda. Presentes bem vindos! O ser humano carente de emoções positivas agradece.

ESCATOLOGIA - Doutrina das coisas que devem acontecer, fatalismo, maktub. Ih, profecia, contexto apocalíptico? Antes disso, voarei para Marte.

ESGOTO - Duro caminho. Rio, terceira cidade do mundo a implementar uma rede de esgoto, atrás de Londres e Hamburgo - estágio carioca inicial em 1864 para despejos sanitários e pluviais (“tigres” totalmente aliviados de tal tarefa?): cerca de 30 mil das 48.576 imóveis da cidade, 62% do total, tinham coleta de esgoto.. Viva Dom Pedro II!

FRAMBOESA - Por que logo esta fruta delicadinha (rara, cara e gostosa, talvez gostosa porque rara) nomearia, ao contrário do Oscar, o pior ou os piores filmes do ano, sejam estórias ou documentários? Pesquisei: Rubus idaeus, pseudobaga (?) e fruto agregado (?), origem no norte e centro da Europa e Ásia, utilizada em geleias, sorvetes e licores (também sabonetes e cremes); muitos valores nutricionais.

HOMEM-SANDUÍCHE - HQ, “Urbano, o aposentado - 3 quadrinhos - Ele ‘quase’ cochilante no banco da pracinha, passa o cidadão com cartaz publicitário, Urbano olha interessado: “Compro ouro” - imagina outro cartaz: “Ouço histórias antigas”. - De A. SILVÉRIO.

INCOMUNICABILIDADE - HQ, “Urbano, o aposentado” - 3 quadrinhos - Ele caminhando pela rua, cartaz na grade: “Cuidado! Cerca elétrica.” E um cão passando sisudo, cara de poucos amigos... - No chão, passagem subterrânea, cartaz: “Cuidado! Obras.” - Na pracinha, o amigo Almeida, cara enfezada de sempre, cartaz na árvore apontando para ele: “Cuidado! Mau humor.” - De AUTOR IDEM.

ÍNDIOS - Lema de gerações de sertanistas brasileiros e funcionários do antigo Serviço de Proteção ao Índio (SPI), criado em 1910, que ecoou até os anos 60/70: “Morrer se for preciso, matar nunca!” - Frase do Marechal RONDON. (Consta que D. JOÃO VI autorizava a barbárie.)

LAGERFELD (pesquisem): “A criatividade não é algo democrático, porque apenas os privilegiados a têm.” É para chorar ou rir?

LEONARDO DA VINCI - ‘Muito além’ de uma época preconceituosa, ele acima, muito acima dos censores; filho ilegítimo, canhoto, gay, vegetariano, com déficit de atenção - grande inventor que talvez não fosse, isento destas qualidades ditas ‘negativas’, padrão pessoal.

MACHISTA - Sincero-inocente ou cruel-insano? “São dois os dias mais felizes que a mulher nos proporciona: quando casamos com ela e quando a levamos para o cemitério” - fragmento de HIPÔNAX, nascido em Éfeso no ano de 541 a. C. e num epigrama (textos filosóficos curtos) de antologia grega. Até loura?...

MAU OLHADO - Receita cigana: alecrim. Num vasinho... ou releitura, perfil aromático na tradição do copo de gim e água tônica. ELIZABETH de Buckingham aprova? 91 anos com seu coquetelzinho diário à tarde... God save this happy hour.

MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA, 1816 -veio a convite de D. JOÃO VI, destacou-se DEBRET; MISSÃO ARTÍSTICA AUSTRO-ALEMÃ, 1817 - veio acompanhando a grã-duquesa (ou princesa?) LEOPOLDINA, para o casamento com D. PEDRO I, destacou-se VON MARTIUS.

NIVER - 8 de abril: Arianos bravios D. PEDRO I (aquele da INÊS DE CASTRO: século XXIV) e EU (mereço maiusculíssimas). Grande dupla!

NOS BRAÇOS DE MORFEU, o deus dos sonhos... - Quando se dorme, o primeiro dos 5 sentidos que se perde é a visão; depois, paladar, olfato, audição e tato - ao acordarmos, a ordem de retorno é tato, audição, visão, paladar e olfato.

ORELHA - Paul GAUGUIN teria mutilado Vincent VAN GOGH cortando-lhe a esquerda - eliminar a versão oficial de automutilação. Briga entre os artistas iniciada em 1888, o segundo teria se mudado para Arles, sul da França, onde fundaria com o primeiro uma comunidade de artistas - apaixonado por esgrima, GAUGUIN chegou depois com a esposa e a espada para ficar 6 meses, porém não-ata-não desata, dois meses e a tal comunidade ainda deslanchara, isto é, não surgira; GAUGUIN bêbado, brigaram e então.........

PAI DESATUALIZADO - HQ em apenas dois quadros. Pensamento dele, olhar doce para elazinha: (“Apesar de ser muito madura... minha filha ainda gosta de brincar de boneca.”) // Menina segurando boneca; pai fala: “Que boneca linda, filha! Qual o nome dela?” Menina brinca de um modo nada inocente: “É Jane. Ela é cheia de problemas. Casou cedo, virgem, se apaixonou pelo primo, deixou o marido...” (Nome inspirado na......... não, a série norte-americana é bem posterior a este desenho específico.) Olhos do pai ‘saindo’ da órbita. - Do desenhista MIGUEL PAIVA.

PÃO DE AÇÚCAR - 1--Primeiro registro de conquista do cume, 1817, uma governanta inglesa de 39 anos, que teria chegado com a corte de D. João VI, chegou sozinha ao topo e pôs lá a bandeira do seu país. No dia seguinte, um indignado soldado lusitano trocou a bandeira pela de Portugal. -- 2--Corpo mumificado descoberto por montanhistas da Chaminé Gallotti, fenda estreita na montanha, em 1949: barba, cabelos longos, vestia suéter... identidade desconhecida.

PEDRO MALASARTES - Origem na Península Ibérica, séculos XIII/XIV, anti-herói sem escrúpulo ou arrependimento. No Brasil, filme e minissérie a caminho, mundo contemporâneo, entre o caipira e o mágico, ajuda de computação gráfica para cenários... - segundo o antropólogo ROBERTO DA MATTA, um dos personagens mais nacionais que existem; simboliza a alma brasileira, aquela coisa do esperto, que é correto e digno, não perverso, até mesmo ingênuo, divisor de água não exatamente um bobo. Entenderam? Todos nós! Conscientizar, olhemo-nos no espelho.

POLISSEMIA (poli = muito, semos = significado) DA LINGUAGEM - *um significante admite mais do que um significado, não uma única interpretação - “A boca da noite diz nome feio? A estrada da vida é asfaltada? Bilhete azul desbota? O calor de uma paixão dá para aquecer o jantar? Os cachos de uva são feitos no cabeleireiro? Quem é que muda a fralda das montanhas? ” - Do criativo MILLÔR FERNANDES.

PORTUGUÊS DO BRASIL - MÁRIO DE ANDRADE dizia escrever em “brasileiro”, incompreensível ‘lá’... Conhecer também o idioma legítimo de Portugal é ‘quase’ ser bilíngüe. Exemplos: acostamento/berma, cafezinho/bica, chope/fino, correria/ula-ula, furadeira/berbequim, laço/nó, nariz/zagaio, peão/obreiro, pingado/galão, ventilador/ventoinha.

QUADRINHO NA PAREDE DO QUARTO - Amor & Bom humor - uso contínuo e indiscriminado.

RAGNAR (meu personagem ou eu mesmo, num certo casal de contos?) LOTHBROK - Seriado “Vikings”: Um dos maiores líderes nórdicos, liderou incursões de guerreiros nas atuais Inglaterra e França: levou um exército até as portas de Paris /de onde se diz até que tudo é cinza e frio, com um sentimento de leve tristeza nostálgica/ no ano 885.

SARDINHAS - Na Espanha, anualmente ritual de queimá-las em fogueira na Quarta-Feira de Cinzas, simbolizando os erros do passado ardendo nas chamas. Verdadeiro arrependimento?

SATURNÁLIA - Festival romano homenageando o deus Saturno (para os gregos, CRONOS), que representa o tempo, pelo fim do ano agrícola e religioso. Pura orgia. Sacrifício no templo, depois banquete público, troca de presentes, farra contínua dias e dias, carnaval contrário a qualquer norma social, fazer o censurado. Segundo o poeta CATULO, “o melhor dos dias!” Ainda sem Mangueira e Vai-Vai.

NOTAS DO AUTOR:

1--*Marcel Proust - “Em busca do tempo perdido”, v, 5, ‘A prisioneira’ - pesquisem.

2--Aula séria - *Dois elementos inseparáveis do signo linguístico, como as duas faces de uma moeda: os sons /fonemas/ que compõem o signo -, significante + a idéia que o signo contém - significado. Exemplos: A pedrada quebrou-lhe a cabeça (crânio). Cabeça (líder) da revolução. A loura não me sai da cabeça (memória).

F I M