Gente de bem

Magnânimo: aquele que demonstra generosidade e se comporta de modo a ajudar desinteressadamente outras pessoas.

Estação de metrô Dom Pedro II. Segundo imperador do Brasil, alcunhado de o Magnânimo. Noite de domingo, o pior momento da semana. Período no qual o desespero toma conta de todos os homens, mulheres, crianças, bichas.... Ruas, poderia ser apenas um substantivo, mas aqui é um nome próprio e nobre. Ruas é mais Magnânimo do que Pedro, mais nobre e infinitamente mais generoso. Ruas é um vendedor ambulante; parece pleonasmo, vício de linguagem, mas não é.

Dois cidadãos de bem, um punhado de travestis, uma traição. Um dos cidadãos de bem foi traído pela mulher, coitado, ficou revoltado, o pobrezinho. Traído e revoltado num domingo à noite, o cidadão de bem. Resolvem sair, o traído e o amigo. Resolvem mijar em um lugar público, as bichas reclamam. Eles se zangam, os dois cidadãos de bem vão pra cima, perseguem mais uma Geni. Ruas, o Magnânimo, interfere, defende Geni. Seu instinto de generosidade fala mais alto que o do preconceito. É massacrado, dois contra um, um deles foi traído, coitado, um cidadão de bem foi enganado e alguém tem que pagar. Quem paga é Ruas, o ambulante. Socos, pontapés; atacam-no com uma coisa contra a qual ele não pode se defender: a covardia. Geni corre, está salva, Ruas, estirado no chão frio de uma estação de metrô, jaz, já inconsciente e semimorto.

Uma pequena multidão de cidadãos de bem foi testemunha ocular da covardia dos dois também cidadãos de bem contra o ambulante, o Magnânimo. Ninguém fez nada, um cidadão de bem não interfere nos assuntos de outro cidadão de bem, ele apenas juga, de longe para não atrapalhar.

O saldo final foi: Geni fugiu, Ruas partiu, para outro mundo, apenas seu corpo inerte ficou, mais um corpo de mais um índio, os dois cidadãos de bem foram presos tempos depois.

Geni ainda corre perigo de vida e sempre correrá esse perigo enquanto viver. A estação de metrô ainda se chama Dom Pedro II, apesar de o imperador não merecer essa honraria.

Eu gostaria de fazer um abaixo assinado e mudar o nome da estação de metrô para Ruas, o verdadeiro Magnânimo. Talvez assim as pessoas se lembrassem desse dia. O dia em que dois cidadãos de bem tiraram com as próprias mãos a vida de Ruas, o índio.

Descanse em paz Ruas, acho que no céu não tem cidadão de bem.